Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

01/06/2016 16:00

Com baixa produção em MS, preço do leite deve subir nos próximos meses

Midiamax

Hoje (1º) é comemorado o Dia Mundial do Leite, mas os produtores de Mato Grosso do Sul estão longe de comemorar. A baixa produção no campo, com o período de entressafra, e os altos custos com a produção devem impulsionar os preços do leite. Para auxiliar quem depende do produto, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) anunciou nesta quarta-feira (1º) que está estudando reduzir o ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços).

O preço do leite recebido pelo produtor teve alta de 0,85% de abril para maio, alcançando R$ 0,9799/litro. Esse valor está 20% maior que no início do ano, quando o produto era negociado a R$ 0,8111/litro. “A produção de leite caiu nos últimos meses devido ao clima, e a entressafra, períodos de baixa produção. Essa diminuição da produção é a nível nacional. Por isso, temos uma tendência de maiores preços”, afirma a presidente do Silems (Sindicato das Indústrias de Laticínios de Mato Grosso do Sul), Milene Nantes.

Segundo ela, a indústria vai precisar repassar os valores com a produção neste mês de junho. “A indústria vem trabalhando com uma margem bem pequena. Eles vão precisar repassar os valores, e os custos com a produção aumentaram, a mão de obra, energia, entre outros”, explica.

Mato Grosso do Sul está na 13ª colocação no ranking nacional, com 528,7 mil litros. Paranaíba é a cidade que mais produz no Estado, seguida de Itaquiraí e Campo Grande, segundo dados apurados pelo Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS).

Na manhã desta quarta-feira (1º), cerimônia realizada na Presidência da Assembleia Legislativa destacou a importância da cadeia produtiva no Estado. Estiveram reunidos o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Junior Mochi, secretários de Estado e empresários.

O evento integrou as comemorações da Semana Sul-Mato-Grossense do Leite, que segue até o dia 5 de junho. A Semana foi instituída pela Lei Estadual nº 4.409/2013, de autoria do deputado Junior Mochi (PMDB), com objetivo de divulgar a importância do leite no cenário econômico e social do Estado.

Auxílio

O governador Reinaldo Azambuja anunciou que será feito um levantamento para diminuir os tributos durante a seca, época mais difícil do ano para os produtores. “Pensando no período da seca que ocorre a escassez do leite, o governo estuda oferecer um diferencial do ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços), desta forma o produtor poderá investir na melhora da pastagem e do rebanho para suportar o aumento de produção na época da estiagem”, anunciou.

Ainda de acordo com o governador, a redução do recolhimento da alíquota para a saída do leite também será avaliada. “Vamos pensar nesta reivindicação com carinho, pois queremos fortalecer a indústria local. Precisamos encontrar um equilíbrio para atender toda a cadeia produtiva. Com a melhoria da qualidade genética do rebanho e das pastagens, além da diminuição do ICMS para potencializar as indústrias e oferecer um maior ganho ao produtor, o setor crescerá no Estado”, disse.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)