Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Com atraso no plantio e problemas climáticos, 5 cidades de MS começam colheita

Midiamax - 02 de junho de 2016 - 07:45

As condições climáticas nada favoráveis estão prejudicando a produção de grãos em Mato Grosso do Sul. Dados do Siga/MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio) apontam que algumas propriedades de cinco municípios do Estado começaram a colheita do milho safrinha. Mas, a expectativa da produção não é boa porque o plantio foi prejudicado pelo excesso de chuvas.

A área plantada neste ano aumentou apenas 0,58% em relação a safra passada, que passou de 1,73 milhões de hectares para 1,74 milhões de hectares. O grão que começou a ser plantada tardiamente foi impactado pela ‘chuvarada’ do início do ano, e a expectativa é que a produção diminua 22,5% comparado ao ano passado, alcançando 7,099 milhões de toneladas na safra 2015/2016.

Algumas propriedades de Sidrolândia, Ponta Porã, Dourados, Amambaí e Naviraí já iniciaram a colheita.

Clima

O excesso de chuvas, ocorrido entre o fim da safra da soja e início do milho 2ª safra, prejudicou a produção. Da área total estimada, 3% não foi plantada.

Ainda segundo levantamento do Siga, algumas áreas plantadas foram perdidas devido ao excesso de umidade. Em Bandeirantes, 80 hectares foram prejudicados pela ocorrência de precipitação em forma de granizo.

Outras áreas foram plantadas após o dia 10, devido à impossibilidade do plantio dentro do período caracterizado pelo Zoneamento Agroclimático para o estado, que nesta safra ultrapassou 39% do total da área plantada no estado.

Em abril, a estiagem foi o problema, ultrapassando 20 dias, em um período onde grande parte das lavouras encontra-se em estágio reprodutivo, necessitando de água para seu desenvolvimento.

Doenças

Na região norte, há incidência baixa de mancha branca (Phaeosphaeria maydis) nos municípios de Chapadão do Sul, Costa Rica, São Gabriel do Oeste e Sonora, onde também tem incidência de lagarta-do-cartucho. Na região sudoeste, a doença ataca algumas propriedades de Dourados e Ponta Porã, onde também ocorre a mancha foliar. Em Itaporã, algumas propriedades têm incidência de lagarta-do-cartucho.

SIGA-NOS NO Google News