Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

31/08/2016 13:16

Com a queda de Dilma, Senado marca a posse de Temer

Mayara Bueno, Campo Grande News
Eleito vice, Michel Temer (PMDB) assume a Presidência do País definitivamente. (Foto: José Cruz/Agência Brasil).Eleito vice, Michel Temer (PMDB) assume a Presidência do País definitivamente. (Foto: José Cruz/Agência Brasil).

Michel Temer (PMDB-SP), até então na condição de interino, se tornou o presidente definitivo do País, nesta quarta-feira (31). Terminou há pouco a votação histórica no Senado, que resultou na na cassação de Dilma Rousseff (PT) por 60 votos a favor e 20 contrários. Às 15 horas de Mato Grosso do Sul, Temer tomará posse do cargo, em solenidade no Senado.

Esta é terceira vez que o PMDB chega à presidência de forma indireta, assumindo o lugar do presidente eleito. Temer tem 75 anos e foi eleito vice-presidente ao lado de Dilma Rousseff, em 2010 e em 2014 e é o presidente mais velho do País. Até pouco tempo, o agora presidente afirmava ser contra o impeachment.

Na fase da primeira eleição, Temer foi discreto e não apareceu em nenhuma propaganda eleitoral. Mas, dois ministros ligados a ele foram nomeados no governo petista, assim que a presidente assumiu.

Em 2014, na ocasião da campanha para reeleição, Temer foi confirmado novamente como vice de Dilma. Foi ele quem declarou apoio a Eduardo Cunha (PMDB-RJ) na presidência da Câmara dos Deputados, na época.

Escândalos de corrupção, investigados na Lava Jato, começaram a ser divulgados, o que piorou de vez a situação de Dilma. Pressionado por seu partido, Temer anunciou o desembarque do governo e apoio ao processo de impeachment no início de 2016.

Ainda presidente em exercício, Michel Temer assumiu o comando do País em maio deste ano, após o Senado aceitar o processo de impeachment. Da mesma forma, Dilma estava afastada somente temporariamente, até que o julgamento final ocorresse.

Histórico - De São Paulo, Temer é graduado em Direito pela USP (Universidade de São Paulo) em 1963. Se filiou no PMDB em 1981 e foi procurador-geral do Estado de São Paulo dois anos depois.

Assumiu a secretaria de Estado de Segurança Pública em 1984 até 1986. Também tentou ser deputado federal, mas não conseguiu ser eleito, ficou na suplência e assumiu o mandato em 1987.

Em 1992, Michel Temer assumiu novamente a secretaria de Segurança até 1993, mesmo ano que começou a atuar na pasta de Governo. Na mesma década chegou a ser eleito deputado federal e presidiu a Câmara dos Deputados. Desde 2001, é presidente nacional do PMDB.

Presidentes sem voto – O PMDB chega ao terceiro membro no posto mais alto do País, sem ter vencido nenhuma eleição para presidente em seus 50 anos de história. Em 30 anos, é a terceira vez que a legenda assume o comando do Brasil sem ter sido eleito para tal.

O primeiro governo federal do partido se iniciou em 1985, com José Sarney. Ele assumiu a Presidência somente por causa da morte de Tancredo Neves, também peemedebista, que venceu a eleição indireta daquele ano. Neves ficou doente e morreu antes mesmo de tomar posse.

Já o segundo presidente se filiou em cima da hora. Itamar Franco entrou no PMDB em maio de 1992, quando o ex-presidente Fernando Collor de Melo já estava em vias de ser afastado. Ele assumiu em outubro daquele ano.

Desde o processo de impeachment começou, a situação histórica divide a opinião, de quem acha que o afastamento é legítimo e baseado nas chamadas pedaladas fiscais, enquanto muitas pessoas defendem a tese de que o processo é um golpe.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)