Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Com 80% de autores regionais, obras literárias entregues vão compor biblioteca

Notícias MS - 23 de março de 2013 - 08:00

Com direito à declamação da poesia “O livro e a América” do escritor brasileiro Castro Alves, o governo do Estado por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), entregou nesta sexta-feira (22) kits literários para representantes de 40 municípios. A iniciativa faz parte da 3ª edição do Programa de Incentivo à Leitura - Força da Cidadania.

O valor do investimento nesta iniciativa é de R$ 320 mil sendo que 70% são do governo estadual por meio das publicações patrocinadas pelo Fundo de Investimentos Culturais e Fundação de Cultura, e 30% de doações da Fundação Biblioteca Nacional e de escritores regionais.

O governador André Puccinelli e o presidente da FCMS, Américo Calheiros, distribuíram os kits para prefeitos e gestores de educação e cultura. Cada baú conta com 201 livros e vai fazer parte do acervo de bibliotecas públicas municipais. “Do total de livros, 80% é de autores regionais. Com este ato queremos despertar nas pessoas o hábito de ler e de ampliar a cultura. Ainda neste semestre queremos distribuir mais oito mil livros para outras quarenta bibliotecas”, informou o governador André Puccinelli.

No Dia Mundial da Água, o governador também fez questão de lembrar que o governo do Estado em parceria com o Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul (IHGMS) firmou um compromisso de publicar a enciclopédia das águas do Estado. Esta publicação será distribuída num evento comemorativo no dia 22 de março de 2014.

Em nome dos escritores regionais presentes, Hildebrando Campestrini, que também é presidente da IHGMS, agradeceu a iniciativa do governo do Estado em distribuir 201 obras literárias. “Nós, escritores, somos criadores destes livros. Observamos o mundo e o recriamos a cada dia. Chamamos o ser humano para repensar seu destino. E desta forma o mundo vai ficando melhor”, disse. Para Campestrini, a entrega dos kits para as bibliotecas representa a certeza de que por mais que os anos passem, estas obras serão eternizadas. “Somos pregadores e usamos as palavras. Aliás, somos importais pela palavra. Os livros vão continuar na biblioteca e estarão na sessão de obras raras. O livro é conselheiro e temos que deixar pegadas bem firmes”, salientou.

Hildebrando Campestrini destacou a forma de como o Estado vem tratando as políticas públicas no que se refere às áreas de educação e cultura. Ele justificou dizendo que participa de encontros nacionais como presidente do Instituto e em todos os lugares as pessoas perguntam como é possível um governo dar apoio e valorizar o livro. “Este governo vai ficar marcado não somente por obras, mas por ser o governo do livro. Nunca se viu uma política pública valorizar tanto o livro como em Mato Grosso do Sul”, ressaltou.

Conforme o presidente da FCMS, Américo Calheiros, os estados precisam hoje ter as suas políticas públicas voltadas para difusão do livro e incentivo à leitura com muita clareza. Neste sentido, Mato Grosso do Sul foi o primeiro Estado do Brasil a preparar o seu plano estadual do livro e da leitura. “Definimos políticas públicas necessárias para essa difusão e está prevista uma série de ações de trabalhos que precisam ser realizados. Só se forma cidadão que sabe ler e compreender para a partir daí tomar suas decisões. Este é um ato político num sentido maior da educação e estamos fazendo a nossa parte”, destacou.

Sobre a entrega de livros de autores regionais, Américo Calheiros disse que dificilmente as bibliotecas contam com estas obras nas prateleiras. "Cada baú conta com livros para iniciar ou reforçar uma biblioteca. Elas geralmente não contam com livros dos nossos escritores. Vamos aproximar o cidadão da leitura que é a porta do conhecimento", concluiu.

Os livros entregues hoje vão beneficiar moradores dos municípios de Água Clara, Alcinópolis, Amambai, Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Bandeirantes, Bataiporã, Bela Vista, Brasilândia, Caracol, Cassilândia, Coronel Sapucaia, Corumbá, Deodápolis, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Iguatemi, Inocência, Itaporã, Ivinhema, Japorã, Jaraguari, Ladário, Laguna Carapã, Mundo Novo, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Paranaíba, Paranhos, Ponta Porã, Rio Negro, Santa Rita do Pardo, Selvíria, Tacuru, Taquarussu, Três Lagoas.

A entrega dos livros contou com a presença do coral da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, da deputada estadual Mara Caseiro e do vereador Eduardo Romero.

SIGA-NOS NO Google News