Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

01/12/2005 09:51

Com 175 casos de Aids, Corumbá é a 2ª no ranking de MS

Lívia Gaertner, do Corumbá Online

Com índices que colocam Corumbá na posição da segunda cidade de Mato Grosso do Sul em registros de casos positivos do vírus HIV, o município conta com um programa que apóia a população desde a realização de exames até acompanhamento médico, porém o preconceito ainda é a maior dificuldade para quem convive com a doença.
Desde 1989, data em que começou a ser feito o acompanhamento da Aids em Corumbá, a cidade aponta 175 casos, sendo 71 de pessoas que desenvolveram a doença. Número que, segundo a coordenadora do Programa Municipal DST/Aids, Paula Helena de Oliveira, reflete apenas um percentual da realidade. “Estimamos que entre 80 a 85% da população ainda não têm o conhecimento de sua sorologia”, afirma.
Ela explica a necessidade da realização do teste que é totalmente sigiloso e gratuito. A coleta e todo o processo laboratorial é feito no posto municipal de saúde João de Britto, localizado no bairro Aeroporto, onde funciona o Centro de Aconselhamento e Testagem e o Serviço de Assistência Especializada. “Não é necessário estar em jejum ou qualquer outro cuidado especial”, esclarece ao contabilizar cerca de 200 testes feitos mensalmente.
Toda a estrutura para atender e tratar de casos de HIV e doenças sexualmente transmissíveis está concentrada no posto João de Brito, que abriga o Programa Municipal DST/Aids, ação vinculada ao Ministério da Saúde, com o apoio dos Governos Estadual e Municipal. São 18 profissionais e 15 salas, entre laboratório, mini-auditório e hospitalzinho com capacidade para três leitos e farmácia, responsável pelo armazenamento e distribuição de medicação para o tratamento da doença. O horário de funcionamento é das 07h às 11h e das 13h às 17h.
O Dia Mundial de Luta Contra Aids, comemorado neste 1º de dezembro, traz, este ano, o tema “Aids e o Racismo. O Brasil tem que viver sem preconceito”. Durante a manhã, agentes de saúde estarão realizando pedágios educativos em cinco pontos da cidade: Nova Corumbá, Cristo Redentor, Universitário, Dom Bosco e Centro. Neste último, além da distribuição panfletos e preservativos, o bloco Olodum estará presente para atrair a atenção de quem passar pelo local. Já nas escolas municipais e estaduais, a data será lembrada com a confecção de redações, cartazes e atividades diversas escolhidas por cada instituição de ensino.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)