Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Com 175 casos de Aids, Corumbá é a 2ª no ranking de MS

Lívia Gaertner, do Corumbá Online - 01 de dezembro de 2005 - 09:51

Com índices que colocam Corumbá na posição da segunda cidade de Mato Grosso do Sul em registros de casos positivos do vírus HIV, o município conta com um programa que apóia a população desde a realização de exames até acompanhamento médico, porém o preconceito ainda é a maior dificuldade para quem convive com a doença.
Desde 1989, data em que começou a ser feito o acompanhamento da Aids em Corumbá, a cidade aponta 175 casos, sendo 71 de pessoas que desenvolveram a doença. Número que, segundo a coordenadora do Programa Municipal DST/Aids, Paula Helena de Oliveira, reflete apenas um percentual da realidade. “Estimamos que entre 80 a 85% da população ainda não têm o conhecimento de sua sorologia”, afirma.
Ela explica a necessidade da realização do teste que é totalmente sigiloso e gratuito. A coleta e todo o processo laboratorial é feito no posto municipal de saúde João de Britto, localizado no bairro Aeroporto, onde funciona o Centro de Aconselhamento e Testagem e o Serviço de Assistência Especializada. “Não é necessário estar em jejum ou qualquer outro cuidado especial”, esclarece ao contabilizar cerca de 200 testes feitos mensalmente.
Toda a estrutura para atender e tratar de casos de HIV e doenças sexualmente transmissíveis está concentrada no posto João de Brito, que abriga o Programa Municipal DST/Aids, ação vinculada ao Ministério da Saúde, com o apoio dos Governos Estadual e Municipal. São 18 profissionais e 15 salas, entre laboratório, mini-auditório e hospitalzinho com capacidade para três leitos e farmácia, responsável pelo armazenamento e distribuição de medicação para o tratamento da doença. O horário de funcionamento é das 07h às 11h e das 13h às 17h.
O Dia Mundial de Luta Contra Aids, comemorado neste 1º de dezembro, traz, este ano, o tema “Aids e o Racismo. O Brasil tem que viver sem preconceito”. Durante a manhã, agentes de saúde estarão realizando pedágios educativos em cinco pontos da cidade: Nova Corumbá, Cristo Redentor, Universitário, Dom Bosco e Centro. Neste último, além da distribuição panfletos e preservativos, o bloco Olodum estará presente para atrair a atenção de quem passar pelo local. Já nas escolas municipais e estaduais, a data será lembrada com a confecção de redações, cartazes e atividades diversas escolhidas por cada instituição de ensino.

SIGA-NOS NO Google News