Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Com 1,63 filho por mulher, Rio de Janeiro tem menor taxa de fecundidade do país

Vitor Abdala, Agência Brasil - 17 de setembro de 2010 - 10:24

Rio de Janeiro - O Rio de Janeiro é o estado com a menor taxa de fecundidade do Brasil, com 1,63 filho por cada mulher, segundo a Síntese de Indicadores Sociais 2009, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada hoje (17). A taxa média do país é de 1,94 filho por mulher.

A advogada carioca Michelly Antony, de 29 anos, não tem filhos. Casada há quatro anos, ela só pensa em engravidar depois que conseguir um emprego estável. “Decidi não ter nenhum filho por enquanto, em função da minha busca pela realização profissional. Quero me dedicar à carreira primeiro. Estou estudando para concurso e quando estiver em um cargo público, poderei cuidar melhor do meu filho, até mesmo em termos materiais para proporcionar melhores condições à criança, para colocá-la num bom colégio, num curso de inglês, numa escolinha de futebol”, disse.

Michelly quer ser mãe aos 30, mas ainda não sabe se terá um ou dois filhos. Mesmo que opte por dois, a advogada já terá menos filhos do que sua mãe, que teve três. A mudança do padrão entre gerações é refletida na redução da taxa de fecundidade da mulher brasileira ao longo dos anos. Em 2000, a taxa média nacional era de 2,39 filhos por mulher. Hoje é de 1,94.

Michelly acredita que a redução da taxa de fecundidade no Brasil se deve a uma mudança nas prioridades de vida das gerações mais novas. “Acho que as pessoas da minha geração pensam primeiro em sua conquista individual. Elas pensam primeiro em sua realização como pessoa e como profissional e depois pensam na família, nos filhos”, afirmou.



SIGA-NOS NO Google News