Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Com 148 candidatos por vaga, vestibular para Medicina na UFMS é mais concorrido

Midiamax - 22 de novembro de 2018 - 14:30

O prazo de inscrições para o vestibular da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) encerrou no último domingo (18) e foram quase 11 mil estudantes inscritos. Como era de se esperar, o curso de Medicina é o preferido entre os estudantes, mas a concorrência impressiona. São 3.557 estudantes na disputa por uma das 24 vagas no campus de Campo Grande, resultando em uma concorrência de 148 candidatos por vaga.

A concorrência por uma vaga em medicina na universidade chega a ser maior do que na USP (Universidade de São Paulo). Enquanto no vestibular da UFMS são 148 candidatos por vaga, no vestibular Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular), que aprova alunos para a USP, a carreira de medicina tem a concorrência de 115 candidatos por vaga. Já o curso de Medicina em Três Lagoas tem 38 candidatos por vaga.

Segundo as informações da organizadora do vestibular, a Fapec (Fundação de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e à Cultura), os cinco cursos mais disputados são para o campus da Capital. Os cursos de Odontologia e Medicina Veterinária estão em segundo lugar, com uma concorrência muito mais tranquila do que Medicina. Para os dois cursos, há 27 candidatos para cada vaga.

Em terceiro lugar, o curso de Direito em tempo integral tem a concorrência de 25 candidatos por vaga. Com 23 candidatos por vaga, o curso de Psicologia fica em quarto lugar. Em quinto lugar, o curso de Arquitetura da UFMS tem uma concorrência de 16 candidatos por vaga.

Na contramão de cursos bastante procurados pelos estudantes, alguns cursos de graduação no vestibular da universidade têm pouca ou quase nenhuma concorrência. O curso para licenciatura em Letras Português/Inglês no campus de Aquidauana no período noturno, por exemplo, teve apenas dois inscritos, quando havia a disponibilidade de 7 vagas. Também no campus de Aquidauana, o curso de Geografia teve apenas dois inscritos, enquanto a universidade disponibiliza 12 vagas.

A prova está marcada para o dia 2 de dezembro e os locais de provas serão divulgados pela Fapec na sexta-feira (23).

SIGA-NOS NO Google News