Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 19 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mundo Fitness: coluna magra emergente na corrida e seus benefícios

Mundo Fitness

Natue - 10 de maio de 2021 - 11:00

Mundo Fitness: coluna magra emergente na corrida e seus benefícios

Oi, gente! Tudo bem?

Lembra que contei pra vocês que pratico corrida? Então, hoje vou falar um pouquinho sobre os benefícios dela na minha vida.

resistência pulmonar
Quando comecei a correr, em 2011, tinha pouca resistência. Eu cansava super rápido. Meu treino inicial era intervalado, ou seja, 1 minuto correndo e 2 minutos caminhando e, aos poucos, progredindo até efetivamente começar a correr. A melhora da resistência foi bastante significativa. Com apenas uma semana após começar meus treinos assessorados, percebi que não me cansava como antes. Os pulmões agradecem! :)

sensação de bem estar
Eu costumo dizer que correr ‘dá um barato’ na gente. Hehehe Eu explico: a corrida, assim como qualquer atividade física, ajuda na liberação de algumas substâncias, dentre elas, a endorfina e serotonina, que dão uma sensação ótima de bem estar e relaxamento no corpo. E te digo mais: ela vicia a gente! Não tem coisa melhor do que começar a correr, dar o seu melhor e no final, sentir aquela onda de euforia pelo corpo, sensação de dever cumprido! Amo!

metabolismo acelerado
Percebi que com os treinos constantes e alimentação equilibrada, a corrida ajudou a acelerar o meu metabolismo, que nunca foi grandes coisas. Quanto mais tempo levar a corrida, mais o corpo vai liberar alguns hormônios (glucagon, adrenalina e o cortisol) para começar a utilizar a gordura como fonte de energia. Resultado? Você queimará mais calorias e seu metabolismo ficará mais acelerado. Dependendo do ritmo que você colocar no treino, é possível queimar, aproximadamente, 600 calorias. Logo já dá para ver seu corpo afinando! Não é ótimo? 😀

Corrida

ossos e músculos mais fortes
Como tenho artrite reumatóide, meu médico recomendou que eu começasse a praticar alguma atividade física para fortalecer os meus ossos e músculos. O impacto da corrida aumenta a absorção do cálcio e diminui a possibilidade de desenvolvermos osteoporose, principalmente para nós, mulheres. Mas essa dica vale para qualquer um, tá?

disposição
Logo nos primeiros treinos percebi que ficava muito mais disposta do que antes e passava o dia todo com um super pique! Olha lá a endorfina, serotonina agindo para nos deixar ativos, animados e de bem com a vida! o/

ansiedade e respiração
Sou muito ansiosa e a corrida ajuda a me manter mais equilibrada e focada durante o dia. A respiração colabora nesse processo também. Enquanto estiver correndo ou caminhando tente focar na sua respiração, inspirando profundamente pelo nariz e soltando pela boca à medida que for dando suas passadas. Os nossos músculos e cérebro ficam mais oxigenados e a resposta do corpo é se livrar do estresse e ansiedade do dia. Experimenta e depois me conte.

Se não consegue correr, não desista e continue tentando aos pouquinhos. Precisamos respeitar os limites do nosso corpo para conseguirmos incorporar os benefícios da corrida nas nossas vidas. A corrida pode ser praticada por qualquer pessoa, porém é importante ter feito um check-up antes e ter orientação de um educador físico para evitar possíveis lesões.

por Tiane Brites, do magraemergente.com

SIGA-NOS NO Google News