Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 19 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Coluna Amplavisão, por Manoel Afonso

Manoel Afonso* - 30 de abril de 2009 - 10:11

ELEIÇÕES 2.010 Hipóteses é que não faltam. Nelsinho candidato ao Senado ou vice de André? Moka continua deputado federal com promessa de ser chefe da Casa Civil no futuro Governo? E o acerto com o PT fura?

ACOMODAR interesses não é fácil. Tem mais gente que cadeira. Valter Pereira não quer voltar para casa. Murilo numa sinuca de bico. Seu partido é ruim de voto e está fragilizado no Estado. Qual seu discurso mesmo?

SIMONE Foi boa aluna de seu pai. Aprendeu as regras e lições. Nada de aventuras. Só deixaria a prefeitura com base numa proposta viável. Vice de André? Senadora? É nova, tem futuro e não vai sair por aí fazendo bobagem.

DELCÍDIO No fundo, no fundo, não quer bater de frente com o “italiano”. Percebeu que o discurso do PT exauri com Lula e procura atrair outros aliados. Precisa enterrar o Zeca para depois tentar suceder André em 2.014.

LONDRES Um perigo quando não fala! Seu dedo é mágico: onde aponta nasce flor ou pólvora. Hoje quer apenas que os seus deputados sejam prestigiados. A questão da presidência da Assembléia viria numa segunda etapa.

ZECA Está sentindo que seu projeto pode naufragar com a manutenção de Amarildo no comando do diretório. Essa é a chave. Não adianta bater tambor por aí. O anunciado prestígio com Lula não vem rendendo dividendos.

DAGOBERTO O italiano quer fritá-lo na hora certa. Por enquanto vai cozinhando-o no “banho Maria”. Faz jogo duplo: cria dificuldades para colher facilidades. Não deu uma só palavrinha sobre o escândalo das passagens.

RIGO Não é o Obama, mas é o cara do PDT. Transita muito bem com André e Cia e é tratado com respeito dentro do PDT. E tem uma vantagem: é “carne & unha” com Londres. Dizem que eles praticam telepatia.

EMPACOU! Deputado Jerson Domingos quer tirar a tranca e abrir a porta das votações na Assembléia. Apesar do estilo “paizão” já promete usar o regimento para coibir o excesso de corporativismo na Casa.

CORPORATIVISMO nada mais é que o fruto da boa convivência parlamentar, independentemente de partido ou ideologia. É a tradição de que “uma mão lava a outra”. Existe das Câmaras Municipais ao Senado.

MANCADA No palanque Lula diz que Dilma já está curada, que a prioridade zero dela é cuidar da saúde, mas pede: “orem por ela”. As reações à quimioterapia e o estigma do câncer não pesam? Pimenta nos olhos dos outros...



BEATIFICAR Dilma seria o projeto do PT? Mostrá-la como vítima e heroína das provações seria uma boa? Mas quais os limites de resistência dela? Aos 59 anos leva vida estressada e sedentária. Agüenta o tranco até 2.010?

CONHEÇO o marketing médico (camisa social, gravata e jaleco) frente as câmeras, tentando provar que o diabo não é tão feio assim. Minorizam as dores, as seqüelas e os riscos. E tudo passa pela tesouraria do hospital.

PERGUNTO: Tudo que não é proibido é permitido? É a famosa divisa entre a moral e o direito. “Fui no mínimo pouco cuidadoso” – alegou um “ingênuo” deputado do PSOL que vendeu o crédito de passagens aéreas.

COMPARANDO: Pegar dois refrigerantes ou salgadinhos de uma só vez numa festa, usar vários lenços de papel no lavatório, não é proibido! Mas o bom senso indica: tudo é que é exagerado, é indevido, feio e egoísta.

JOSÉ NÊUMANNE: “A falta de sensatez, equilíbrio e conhecimento de causa dos presidentes dos três Poderes causa um impasse que pode produzir em nossas instituições efeitos mais nocivos que os da crise econômica”.

ARTHUR DE TÁVOLA: “A ausência de regras é uma regra que depende do bom senso. As diferenças tornam a vida mais bonita e colorida. De tudo, o que fica é o seu nome, e as lembranças a cerca de suas ações.”

CAINDO a tiragem dos jornais diários impressos à partir de 2.000. O “Estadão” caiu 40%; de 391.023 exemplares p/ 217.414. A “Folha”, 30%; de 429.476 p/ 298.352; e o Globo, 22%; de 334.098 p/ 260.869 exemplares.

A INTERNET em seu início parecia a TV. aos olhos céticos dos críticos. Mas ela não só definitiva, como está impondo novos hábitos. Essa queda de tiragem dos grandes jornais é mundial. É preciso repensar o jornal impresso.

SEM ILUSÕES Vivemos a época do resumo, da síntese da notícia. Sinto isso no meu blog( www.manoelafonso.bom.br). Não há tempo para leituras longas e pesadas. E não vejo sinais de reverter essa tendência mundial.

BOM NEGÓCIO: 15 hectares de cana produzem 50 mil litros de pinga por safra. O desembargador Joenildo investe no setor e venderá cada garrafa por R$50,00. Prova de que esse é o país das oportunidades, para quem acredita.

ENGOLINDO Anunciada a venda do Expresso Araçatuba para a TNT - multinacional holandesa do setor de transportes de cargas. Valor: R$156 milhões e os 2.2 mil funcionários serão aproveitados pela compradora.

* Comentarista da TV Record MS



O Cassilândianews não se responsabiliza matérias, artigos e opiniões assinadas.

SIGA-NOS NO Google News