Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Coluna Amplavisão, por Manoel Afonso

Manoel Afonso - 04 de abril de 2008 - 10:50

Cassilândia News
Cassilândia News

O DIA “D” De saia justa e encurralada pela Assembléia, a Aneel até que tentou evitar mas acabou capitulando frente às provas da CPI e no dia 7 anuncia a revisão da tarifa energética que deve variar entre 11% e 13%.

VEJA BEM! São R$191 milhões cobrados a mais pela Enersul desde 2.003 nas contas de todos nós “brasileiros bonzinhos”. O restante do índice revisional será descontado nos dois anos seguintes nas contas de cada um.

O DEPUTADO Jerson lembra que será preciso fazer o monitoramento mensal dos lançamentos da Enersul para se evitar novos fraudes. Ele garante que o pessoal técnico da CPI tem elementos para essa fiscalização.

DIVERGÊNCIA Os deputados Paulo Correa e Marcos Trad até acham possível uma ação para reaver a quantia em dobro e à vista como permite o Código do Consumidor. Mas esse impasse deve ser resolvido nesta semana.

E RESOLVE? Pela portaria do Detran, o ônus com o tal registro é das financiadoras. Claro que elas já têm a solução pronta: vão aumentar a taxa de juros do financiamento.
Você já viu banqueiro fazer graça para alguém?

FANTASMA do 3º mandato voltou após a fala de Alencar. Lula faz comício toda semana, estreitando o diálogo com o povo. A dócil base aliada faz o jogo, finge que não está vendo e ouvindo nada. Saudades do U. Guimarães.

DUAS HIPÓTESES: Através de emenda constitucional permitindo também ao Executivo convocar plebiscito. Mesmo aprovada, o Congresso teria que dizer sim a PEC autorizando a alteração na Carta Magna.

A SEGUNDA hipótese: O Congresso aprovaria projeto ( maioria simples) convocando plebiscito.Depois – via PEC – votaria a alteração na Constituição. Hoje somente o Congresso tem poderes para convocar plebiscito.

A HISTÓRIA de golpistas, populistas e ditadores, tem esse roteiro que se desenha no Brasil. Com essa popularidade de Lula, as massas (MST e sindicatos) seriam incitadas a pressionar os congressistas para aprovar o 3º mandato.

EM ALERTA O futuro presidente do STF, ministro Gilmar Mendes está de orelha em pé e já questiona esse monstrengo. Para ele o Judiciário não vai se omitir e não pode ser excluído desta apreciação. É esperar pra ver.

SONHOS Calcula-se em 20 mil votos o quociente para um partido eleger um vereador na capital. Tarefa hercúlea para os chamados nanicos, cujos pré-candidatos já trabalham por aí como formiguinhas. Sonhar é preciso e faz bem.

CONVERSO sempre com os sonhadores dos partidos nanicos. Cada qual faz o calculo ao seu modo para mostrar as chances de chegar à Câmara. Importante para própria democracia essa insistência obstinada na política.

O MINEIRO Aécio quer repetir JK. Conciliador, namora o Rio, quer dividir São Paulo, seduzir o Sul e atrair o Nordeste com um vice. Posta-se de conciliador: não é anti-Lula e nem pró-Lula. Seu discurso é de pós-Lula.

“COME QUIETO” Aécio torce para o 3º mandato pifar; aproveita ausência de nomes no PT ; a boa relação com Lula, seu prestígio em Minas onde faz aliança com o PT para embarcar no PMDB e ser o “novo”, apoiado por Lula.

LIMPA GAVETAS Até dia 5 dezenas de funcionários estarão deixando seus cargos para poder concorrer ao pleito de outubro. É o que exige a lei para se evitar o uso do cargo em proveito próprio na disputa eleitoral.

OPINIÃO de Antônio C. Mariz de Oliveira sobre a escolha do Quinto Constitucional: “a OAB não pode dar tratamento eleitoral e político a uma escolha que tem por objetivo selecionar profissionais que irão se tornar juízes”.

“QUEM FOR amigo do rei entra na lista, quem não for deve aguardar a próxima gestão. Pede-se votos, cabala-se; grupos são organizados a favor desse ou daquele candidato”. A rejeição da lista da OAB pelo STJ pegou mal.

PARADA INDIGESTA Ouvi o choro dos policiais civis na AL. Dizem que não dá mais para segurar; o último aumento foi em 2.005 e a greve seria a saída. Com o pessoal da Colônia Penal solto por aí, o medo é geral.

À PROPÓSITO A violência tem aumentado no interior, onde as drogas já chegaram. Mata-se por banalidade, por motivo qualquer. Até pouco tempo as cidades interioranas simbolizavam paz e tranqüilidade. Quem diria!

LULA fez do Brasil uma República Sindical. Cerca de 45% dos cargos de ponta da administração federal são de sindicalistas. Agora ele proibiu que o TCU fiscalize a grana preta - R$ 1 bilhão anual dos sindicatos.

“CASO ISABELLA” O pai não foi ao enterro e não deu entrevistas mostrando sua indignação e dor cobrando ação policial. Porque esconder o rosto aos repórteres? As evidências complicam o pai e madrasta.

O BRASIL acompanha o caso da menina morta e já tira suas conclusões com amparo na lógica e bom senso. A postura do casal suspeito é estranha e já assume contornos de defesa antecipada. Como diz a vovó: onde chegamos!

LIÇÃO Recebido com vaias na UNE, JK esperou olhando o relógio e discursou: “Bendito o país em que seus estudantes podem vaiar seu presidente por 4 minutos, com certeza de que nada lhes acontecerá”. E foi aplaudido.

SIGA-NOS NO Google News