Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Coluna Ampla Visão por Manoel Afonso

11 de julho de 2008 - 16:31

PERGUNTO: Onde estão os planos de governo dos candidatos a prefeito? E eles estão por aí pedindo votos e dando entrevistas. Nelas, são superficiais e falam genericamente dos problemas da comunidade, sem detalhamento.

PLANO de governo não é rosário de invenciones. Nele há de constar o que se pretende fazer, como fazer e o principal: de onde virão os recursos financeiros. O plano não é acessório e sim o carro chefe de uma candidatura.

CANDIDATURA hoje é tocada por marqueteiro. É ele que acaba decidindo tudo, como se conhecesse os problemas locais. O eleitor precisa cobrar os candidatos, mostrar que está atento e cansado deste festival de promessas. Certo?

FOLCLORE Preocupado com a violência na política em Mutum, o Governador Milton Campos (MG) pediu o fim do banditismo. Um companheiro de partido reagiu: “mas logo agora que a UDN está em desvantagem de 3 mortes!”

AGIOTAGEM A taxa mensal do cheque especial do HSBC é de “apenas” 9,16% ao mês. Já o juro destas financeiras que emprestam para o funcionalismo é de 46% ao ano, ou seja, 3,87 ao mês. Não há Cristo que agüente pagar.

O OTIMISTA Amarildo reconhece a força de Nelsinho mas acredita que Teruel obtenha 30% dos votos graças à força do PT. Indaguei se subirá no palanque e ele respondeu sim justificando: “sou o presidente do partido.”

SENADO Moka é a bola da vez no PMDB, onde já se pensa na saída para acomodar Valter Pereira, que poderia ser aproveitado numa Secretaria ou candidatar-se a deputado federal com promessa de apoio pessoal de André.

A DISPUTA pela Câmara Federal também nos planos de Marum , Tereza Cristina e de Fábio Trad, que substituiria o pai Nelson. Já deu para sentir que será briga de cachorro grande, exigindo prestígio e muita estrutura de campanha.

DELCÍDIO X ZECA Quem terá mais votos dos petistas na convenção que escolherá o candidato do partido ao Senado em 2.010. Contra o trabalho atual do senador, Zeca conta com sua militância histórica em todo o Estado.

O SENADOR é o grande beneficiado politicamente com as recentes prisões feitas pela Polícia Federal. Ficou evidente que elas são resultantes das investigações e conclusões da CPI dos Correios, a única que não virou pizza.

INDAGADO pelo colunista sobre o fato, o deputado Amarildo preferiu minimizar não só os aspectos da disputa, bem como os eventuais estragos no seio do PT. E ao estilo “new mineiro” elogiou os dois companheiros.





IMPRESSIONA o número de veículos usados à venda nas garagens da capital. O fato enseja os mais variados e até maldosos comentários, entre os quais de lavagem de dinheiro frio. Mas falar é fácil, provar é difícil.

ABUSOS: Está na hora de reordenar o transito da capital. Caminhões de entrega de bebidas e outros produtos rodam e estacionando a bel prazer sem ser molestados pelos guardas. Não vamos aprender com a capital paulista?

AH...O PODER! Advogado Décio Braga conta que ao cumprimentar efusivamente um ex-colega de faculdade - hoje autoridade – saiu decepcionado. O dito cujo se afastou e lhe estendeu a mão formalmente chamando o de “doutor”.

QUANDO o poder sobe na cabeça dos homens é um caso sério.Eles se acham acima de tudo e de todos. Vaidosos e sem autocrítica acham que o poder é eterno inclusive. Diz o ditado: quer conhecer um homem? Dê-lhe o poder!

CENSURA? As decisões da Justiça Eleitoral sobre a relação dos candidatos com a imprensa mostram que estamos vivendo num período de censura. Nada pode? Eleição com censura é sem graça. É como dançar com a irmã.

A PRISÃO A Globo é privilegiada mais uma vez pela Polícia Federal. E a prisão de Dantas, Nahas e Pitta repercute junto ao povão. É como se o Governo não fizesse distinção entre ladrão de galinha e banqueiro.

RISCOS A origem de tudo está no Mensalão onde se comprovou dinheiro do Dantas para o Marcos Valério (Governo) comprar congressistas Mas Lula sairá dessa na boa porque sabe: na hora “agᔠninguém abre o bico.

A GUERRA entre o STF e a Polícia Federal: Não se pode prender alguém para simples interrogatório. A PF joga para a torcida, espetacularizando com sinais de que age politicamente. Isso é perigoso. Virou Ditadura?

À PROPÓSITO Será que não haveria solução menos traumática do que a prisão do sitiante em Bataguassu? A lei existe, mas conta muito a sensibilidade de quem vai aplicá-la. O bom senso às vezes é melhor que a lei.

LULA precisa se preocupar menos com os países “irmãos” da África, Ásia e A. Latina, e cuidar melhor do país. A saúde, a segurança e a inflação estão aí sem solução. Não se resolvem esses problemas só na base do “gogó”.

E GORA? O laudo pericial que contraria a versão do atentado sofrido por Artuzzi é munição pesada que os adversários usarão em palanque. Se Dourados tem a fama de campanha eleitoral quente, imagine desta vez!

SENADO: MAIS 97 CARGOS DE R$10 MIL. E MUDA?

SIGA-NOS NO Google News