Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Colômbia busca produzir biocombustível à partir de café

CafePoint - 04 de agosto de 2007 - 09:18

O Centro Nacional de Pesquisas de Café (Cenicafé) da Colômbia fez estudo mostrando que a polpa do grão de café tem açúcar suficiente para se converter em matéria-prima da produção de biocombustíveis. Os resultados estão em poder da Federação Nacional de Cafeicultores (Federacafé), segundo informou o site LaPatria.com.

O gerente geral da Federacafé, Gabriel Silva Luján, disse que esperam instalar em 2008 as primeiras plantas piloto experimentais com o objetivo de confirmar, na prática, que a polpa do café é uma importante fonte de açúcar para a produção de etanol, assim como foi definido em laboratório.

"Descobriu-se que o produto tem níveis que competem favoravelmente com o milho, com a vantagem de que a polpa é um resíduo que se converte em adubo orgânico no melhor dos casos".

O projeto já foi apresentado à Corporação Técnica Japonesa e à empresa Mitsubishi, de forma que a expectativa é iniciar a montagem de testes em campo, que estariam inicialmente localizadas na zona de maior produção do país para concentrar a matéria-prima. Silva disse que a produção de biocombustível à partir do café não requer expansão da área de cultivo do grão.

SIGA-NOS NO Google News