Cassilândia, Domingo, 20 de Maio de 2018

Últimas Notícias

25/02/2010 17:58

Colômbia anuncia morte de líder das Farc que controlava o tráfico de drogas

Renata Giraldi, Agência Brasil

Brasília – O governo da Colômbia confirmou hoje (25) que um dos principais líderes das Forças Revolucionárias da Colômbia (Farc) foi morto. O líder do grupo Frente 48, Angel Gabriel Lozada, conhecido como "Edgar Tovar", foi morto durante uma operação da Polícia Nacional e da Força Aérea, no dia 20 de janeiro. A ação ocorreu na aldeia de Las Lomas del Putumayo. Tovar era apontado como o responsável pelo controle do tráfico de drogas da guerrilha.

A confirmação sobre a morte do líder das Farc demorou porque houve exames de DNA para garantir segurança na identificação.

O ministro da Defesa da Colômbia, Gabriel Silva, descreveu em detalhes qual era o papel de Tovar à frente das ações na região. “Controlar a produção de cocaína, a exportação via [Oceano] Pacífico e garantir a logística fornecendo o [esquema para o] tráfico de armas para as frentes sul e leste das Farc”, disse ele.

Desde que assumiu o governo, em 2002, o presidente colombiano, Álvaro Uribe, deflagrou uma série de ofensivas contra as Farc. Uma das ações levou ao estremecimento das relações diplomáticas com o Equador. O presidente equatoriano, Rafael Correa, rompeu com Uribe por ele ter ordenado o bombardeio de um acampamento das Farc – na fronteira entre Equador e Colômbia, em 2008.

A operação de bombardeio na região equatoriana provocou a morte do segundo líder na hierarquia das Farc, Raúl Reyes. Equador e Colômbia buscam reatar as relações. Mas os governos mantêm inúmeras divergências.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 20 de Maio de 2018
15:18
Cassilândia/Itajá
Sábado, 19 de Maio de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)