Cassilândia, Terça-feira, 25 de Setembro de 2018

Últimas Notícias

27/01/2011 07:04

Colômbia alerta sobre risco de erupção do Vulcão Galeras

Renata Giraldi, Agência Brasil

Brasília - O Instituto Colombiano de Geologia e Mineração (Ingeominas) divulgou o alerta laranja sobre o risco de erupção do Vulcão Galeras, no Sul do país. De acordo com o órgão, há ameaça de “erupção provável” nos próximos dias e até semanas. Segundo o instituto, o risco existe em decorrência das oscilações das atividades sísmicas na região.

De acordo com o instituto, houve pequenos sismos na região, do “tipo parafuso”, identificados pelo Ingeominas. Os técnicos fazem o alerta ainda para a eliminação de gases na área do vulcão. “Há uma dispersão para o Norte e forte cheiro de enxofre, gases nesse sentido. Esses gases são de origem magmática”, diz o comunicado publicado na página do instituto.

O instituto informou também que as mudanças apresentadas na sismicidade e os processos de desgaseificação observados, nesses últimos dias, são resultado da “intrusão de magma em nível superficial e podem refletir uma fase de resfriamento, cristalização e solidificação do material magmático”.

O Vulcão Galeras é um dos 38 existentes na Colômbia. Desses, 15 estão ativos. Nos últimos anos, houve vários registros de erupção do Galeras. O vulcão está na região de Pastro, no departamento (estado) de Nariños, e mede 4.276 metros acima do nível do mar.

Edição: Talita Cavalcante

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 25 de Setembro de 2018
10:00
Receita do dia
Segunda, 24 de Setembro de 2018
10:00
Receita do dia
09:00
Santo do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)