Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

27/01/2011 07:04

Colômbia alerta sobre risco de erupção do Vulcão Galeras

Renata Giraldi, Agência Brasil

Brasília - O Instituto Colombiano de Geologia e Mineração (Ingeominas) divulgou o alerta laranja sobre o risco de erupção do Vulcão Galeras, no Sul do país. De acordo com o órgão, há ameaça de “erupção provável” nos próximos dias e até semanas. Segundo o instituto, o risco existe em decorrência das oscilações das atividades sísmicas na região.

De acordo com o instituto, houve pequenos sismos na região, do “tipo parafuso”, identificados pelo Ingeominas. Os técnicos fazem o alerta ainda para a eliminação de gases na área do vulcão. “Há uma dispersão para o Norte e forte cheiro de enxofre, gases nesse sentido. Esses gases são de origem magmática”, diz o comunicado publicado na página do instituto.

O instituto informou também que as mudanças apresentadas na sismicidade e os processos de desgaseificação observados, nesses últimos dias, são resultado da “intrusão de magma em nível superficial e podem refletir uma fase de resfriamento, cristalização e solidificação do material magmático”.

O Vulcão Galeras é um dos 38 existentes na Colômbia. Desses, 15 estão ativos. Nos últimos anos, houve vários registros de erupção do Galeras. O vulcão está na região de Pastro, no departamento (estado) de Nariños, e mede 4.276 metros acima do nível do mar.

Edição: Talita Cavalcante

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)