Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Collor visita Senado

24horasnews - 13 de outubro de 2006 - 19:59

Mesmo com o Congresso Nacional vazio depois do feriado, o ex-presidente Fernando Collor de Mello (PRTB), senador eleito pelo Estado de Alagoas, causou tumulto na manhã desta sexta-feira ao visitar pela primeira vez o Senado Federal desde que foi eleito.

De mãos dadas com a mulher, Caroline Medeiros, Collor visitou o plenário do Senado, o corredor das comissões e o gabinete do senador Eduardo Siqueira Campos (PSDB-TO), considerado um dos mais bem localizados no Senado.

Cercado por jornalistas, Collor não quis dar entrevista. Disse apenas que estava visitando o futuro local de trabalho, mas evitou comentar seu apoio à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O senador eleito também não quis responder sobre a visita ao Congresso que, há 14 anos, aprovou pedido de impeachment da Presidência da República.

Visita técnica

O diretor-geral do Senado, Agaciel Maia, disse que Collor fez uma visita técnica apenas para conhecer as dependências da Casa Legislativa. "Não só ele como pelo menos cinco dos 27 senadores que foram eleitos já me procuraram para conhecer o Senado", disse.

Segundo Agaciel, Collor terá direito a apartamento funcional em uma quadra residencial na Asa Sul, como todos os senadores, mas ainda não decidiu onde vai morar. A Folha Online apurou que Collor não pretende morar na Casa da Dinda, onde viveu no período em que ocupou a Presidência da República, e deve optar por um apartamento mais próximo ao Senado.

O diretor do Senado disse que Collor também não terá prioridade na escolha de seu gabinete, uma vez que as regras da Casa Legislativa determinam que os senadores com maior número de mandatos têm preferência. Em seguida, estão os que já ocuparam uma cadeira no Senado e, por fim, ex-presidentes da República ou ex-deputados federais.

Apesar das formalidades, muitos senadores que deixam a Casa repassam os gabinetes a parlamentares aliados que chegam do mesmo Estado --acordo que Collor não poderá fazer com a senadora Heloísa Helena (PSOL-AL), a quem vai substituir no Senado.

Ela adiantou que pretende repassar o gabinete a outro parlamentar, de quem não divulgou o nome, para evitar que Collor ocupe o seu antigo local de trabalho.

SIGA-NOS NO Google News