Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Colheita de soja entra na reta final e deve terminar na semana que vem em MS

Campo Grande News - 25 de março de 2015 - 12:39

A colheita de soja em Mato Grosso do Sul deve ser finalizada na semana que vem, mas algumas propriedades já colheram 100% dos grãos, segundo o Siga (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio). Os municípios monitorados pelo sistema correspondem a cerca de 83% da área total da oleaginosa no Estado.

As regiões sudeste e sudoeste apresentam área colhida praticamente concluída. As regiões centro e norte continuam atrasadas. O município de Camapuã apresenta a menor porcentagem de área colhida no Estado. O atraso é de aproximadamente 4,1%, em relação a safra anterior. Isso é reflexo da interrupção no plantio logo no início, em função da estiagem em outubro do ano passado.

As chuvas da última semana atrapalharam a colheita e foi necessário pausa de 4 a 10 dias, a espera de condições adequadas para retomar os trabalhos, em Camapuã e Fátima do Sul. No entanto, em nenhuma propriedade consultada houve alteração na qualidade dos grãos devido às condições climáticas.

Doenças e pragas permanecem controladas. Em todo o Estado, são 19 ocorrências de ferrugem asiática, sendo a última constatada em janeiro, segundo o Consórcio Antiferrugem, uma parceria entre órgãos públicos e privados para combater a doença.

Milho - Também com atraso, o milho safrinha tem 87,0% da área já plantada, conforme o Siga. No mesmo período do ano passado, a área semeada já alcançava 98,7% do total. O atraso chega, portanto, a 11,7%. O atraso não se deve apenas ao da colheita da soja, mas também as condições climáticas desfavoráveis na época, como a falta de umidade no solo e o excesso de chuvas.

Com isso, 30% da área de milho será plantada fora do Zoneamento Agrícola de Risco Climático, no qual se estabelece que as melhores condições para desenvolvimento da cultura do milho 2ª safra ocorre até 10 de março, em Mato Grosso do Sul.

SIGA-NOS NO Google News