Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Colesterol: um em cada cinco brasileiros

Agência do Rádio - 08 de agosto de 2007 - 08:14

Nesta quarta-feira, é lembrado o Dia Nacional de Combate ao Colesterol: um vilão que ataca um em cada cinco brasileiros de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia. A data busca provocar uma reflexão sobre os cuidados que se deve ter com a saúde todos os dias. Ao contrário do que muitos pensam, o colesterol não é uma doença, mas uma gordura muito importante para o funcionamento do organismo. No entanto, nem todo tipo de colesterol é bom. Se a concentração do LDL, o chamado colesterol ruim, estiver acima do indicado pode haver prejuízos à saúde. Ele forma placas que, com o tempo, entopem os vasos sanguíneos, causando infarto, derrame e até mesmo a morte. Para evitar essas complicações, o cardiologista Edson D'Ávila recomenda manter uma boa alimentação, acompanhada de exercícios.

"Tem que se incentivar a redução de alimentos de origem animal: carnes, embutidos, queijos, derivados de queijos, ovos; algumas medicações também podem ocasionar a elevação do colesterol, mas não é a principal causa. E sempre lembrar que 80% do colesterol produzido vêm de uma produção do organismo. Por isso que algumas vezes você não consegue controlar o colesterol só com a alimentação e atividade física, mas mesmo assim, fazendo atividade física e tendo uma boa alimentação, você reduz e ajuda a medicação a controlar."

O problema atinge pessoas de todas as idades, principalmente obesos, fumantes e pessoas sedentárias. E como o colesterol elevado não produz sintomas, é importante fazer exames de sangue pelo menos uma vez ao ano.

De Brasília, Katrine Boaventura

SIGA-NOS NO Google News