Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 1 de Maio de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Colesterol alto: Cada vez mais em jovens e crianças

Agência do Rádio - 25 de fevereiro de 2008 - 07:54

O excesso de colesterol é um mal que aflige muitos brasileiros. Taxas elevadas da substância no sangue podem levar o paciente a ter problemas cardíacos graves e causar danos cerebrais. Doenças como diabetes, hipertensão e obesidade, além do fator genético, contribuem para elevar os níveis de colesterol. Mas não são só as pessoas nessa situação que devem ter cuidado. Cada vez mais jovens e até crianças sofrem com o mal. O colesterol é encontrado em vários alimentos, principalmente em carnes e derivados. Para controlar o excesso da substância, é preciso seguir uma dieta equilibrada, rica em fibras e pobre em gordura animal e saturada. Além dos hábitos saudáveis, a atividade física também é importante. De acordo com o endocrinologista João Lindolfo Borges, o excesso de peso, principalmente entre os mais jovens, é preocupante.


"A grande preocupação hoje é porque está aumentando muito o excesso de peso em criança. Então, a primeira coisa é ter uma alimentação adequada, ter uma alimentação adequada em casa, não fazer uma dieta especial para a criança e estimular a atividade física. Geralmente, você consegue abaixar só com isso. Mas, se não der, a gente pode começar, depois de uma determinada idade, usar também remédios para crianças que têm colesterol elevado."

O cigarro e as bebidas alcoólicas também ajudam a subir os níveis de colesterol no sangue. Quanto ao ovo, famoso pelo excesso de gordura, o endocrinologista recomenda o consumo apenas uma vez por semana e, de preferência, que seja cozido.

De Brasília, Cynthia Ribeiro

SIGA-NOS NO Google News