Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Colégio de Cuiabá ganha tricampeonato em Campo Grande

24 Horas News/Cuiabá - 20 de novembro de 2004 - 10:08

Alunos da Escola Estadual Liceu Cuiabano Maria de Arruda Muller realizaram um desfile pelas principais ruas da Capital nesta quinta-feira (18.11) para comemorar a conquista do tricampeonato Nacional de Bandas e Fanfarras, disputado na cidade de Campo Grande (MS). A Escola Estadual Salim Felício, no Parque Cuiabá, ficou em segundo lugar na categoria infantil. A aluna Luana Almeida Andrade, ganhou o primeiro lugar no concurso de baliza. O evento ocorreu nos dias 13,14 e 15 de outubro.

Participaram da competição 98 bandas e fanfarras de todas as regiões brasileiras. O Liceu Cuiabano disputou na categoria banda percussão juvenil, de alunos até 22 anos. Tocando vários ritmos como música popular brasileira, clássica e regional, a banda já conquistou dois vice-campeonatos, em 2000 e 2001, e foi campeã em 2002, 2003 e 2004.

Segundo o instrutor da fanfarra, Ricardo Sampaio de Freitas, os alunos têm orgulho de defender a escola e conseqüentemente o Estado. "Os estudantes chegam a ensaiar 25 horas por semana, e se for necessário até o finais de semana, por isso essa conquista nos estimula mais ainda. É sinal que o nosso trabalho está sendo recompensado", disse Sampaio.

Para o estudante André Luis Pereira, todas as escolas deveriam ter uma fanfarra, pois além de ajudar no desempenho dentro de sala, ajuda a manter os adolescentes longe das ruas. "Quando se está com a mente ocupada ou desenvolvendo algum tipo de atividade, você não tem tempo para pensar e nem de se envolver com a criminalidade", ressalta André.

A banda da escola Liceu Cuiabano existe desde 1929 e possui hoje 80 componentes. Os ensaios que preparam os alunos para as disputas são realizados todos os dias, no horário das aulas de educação física. "O aluno não deixa de ser avaliado, pelo contrário, ele é até mais exigido", acrescenta a diretora da escola, Nanci Freire do Espírito Santo.

SIGA-NOS NO Google News