Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

05/08/2016 07:19

COI anuncia participação na Olimpíada de 271 dos 389 atletas da delegação russa

Marcelo Brandão - Repórter da Agência Brasil

 

O Comitê Olímpico Internacional (COI) divulgou na noite de ontem (4) o número de atletas russos com presença confirmada nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. De uma lista inicial de 389 atletas, 271 foram confirmados na Rio 2016. O Comitê Executivo da entidade havia delegado a análise da questão ao Painel de Revisão, formado para examinar a admissão de atletas russos nas competições. Com isso, a Rússia terá cerca de 70% do grupo inicialmente previsto para competir no Brasil.

O painel foi formado por U ur Erdener (presidente da Comissão Médica e Científica), Claudia Bokel (presidente da Comissão dos Atletas) e Juan Antonio Samaranch, ex-presidente do COI. O papel deles foi rever o processo que levou o COI a decidir, no dia 24 de julho, que os atletas russos poderiam competir no Rio desde que cumprissem determinados critérios que provassem seu compromisso com o jogo limpo.

Saiba Mais
Agência Mundial Antidoping se diz decepcionada com COI por não banir Rússia
“O Painel de Revisão baseou seu trabalho nas decisões das federações internacionais em relação à entrada de cada atleta individualmente em seu respectivo esporte, o que levou em conta apenas testes internacionais confiáveis e as especificidades do esporte do atleta e suas regras, a fim de garantir a igualdade de condições”, disse a entidade em nota.

Em entrevista ontem (4), o presidente do COI, Thomas Bach, comentou a situação da Rússia. Ele afirmou ter ouvido vários argumentos, favoráveis e contrários a permitir a participação do país nos jogos, e que tomou a decisão que considerou mais justa possível.

“Eu posso olhar nos olhos dos atletas porque tenho minha consciência tranquila. Nós ponderamos os argumentos cuidadosamente. Temos o apoio de muitos atletas e das associações de atletas continentais”. Bach disse que o sistema antidoping deverá mudar, ficar mais rigoroso, e mandou um recado aos esportistas.

““Acreditamos que podemos mandar uma mensagem clara aos atletas limpos da Rússia. Você pode praticar um esporte limpo e seguir seu sonho como um atleta limpo. Os atletas não podem cair na armadilha de outras pessoas que dizem que você tem que usar doping. Se você for limpo, poderá participar dos Jogos Olímpicos como um atleta respeitado”.

Os critérios do COI para admitir um atleta russo eram direcionados às federações internacionais de cada modalidade, que deveriam tomar a decisão. Esses critérios deveriam ser rigorosos na aprovação da participação de algum desses atletas. Os critérios passavam pela análise do histórico de amostras coletadas do atleta e pela ausência de seu nome no relatório encomendado pela Agência Internacional Antidoping (Wada). Além disso, nenhum atleta russo poderia ter sido punido por doping, mesmo que já tivesse cumprido punição.

Edição: Graça Adjuto

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)