Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

09/02/2016 13:00

Cogumelos no prato dos brasileiros

Grupo Oba

Refogado na manteiga, in natura, em saladas, fritos, grelhados, no risoto ou no yakissoba. São inúmeras as opções de preparo do shimeji e do shiitake, cogumelos muito saborosos e que vêm ganhando espaço no paladar do brasileiro. No Oba Hortifruti é possível encontrar os cogumelos em duas versões: tanto in natura quanto desidratado.

Ambos contêm ácido fólico, vitamina C e minerais como o fósforo e potássio. Além disso, possuem fibras que ajudam na digestão, reduzem o risco de doenças cancerígenas e ajudam a regular os níveis de colesterol. Por possuírem o ácido fólico, atuam no humor e previnem malformações fetais. “Eles possuem diversos benefícios além de serem muito saborosos. é possível criar as mais diversas receitas, sempre bastante nutrientes.” informa a nutricionista do Oba Hortifruti, Daísa Pinhal.

Além de bastante saborosos, eles possuem poucas calorias. A cada 100g de shiitake, por exemplo, há apenas 55kcal. Já o shimeji possui 4 kcal a cada 70g, excelente para quem está de dieta ou busca uma alimentação saudável.

Originário da Ásia, o Shiitake foi o primeiro cogumelo comestível a ser cultivado no mundo, em toras ou substratos à base de serragem de madeira. Atualmente na China e no Japão, o Shiitake é tão trivial na alimentação como o arroz e o feijão no Brasil. De acordo com produtores do cogumelo, ele ocupa o segundo lugar em consumo no mercado mundial e brasileiro, ficando somente atrás do champignon de Paris.

No Brasil, é muito utilizado na culinária asiática e seu consumo entre os brasileiros vem crescendo.Exótico, é um alimento nutritivo e saudável por se tratar de uma agricultura natural. O cultivo do fungo dispensa o uso de adubos e defensivos agrícolas (agrotóxicos), necessitando apenas de água limpa e madeira. Também não precisa de grandes áreas nem exige instalação sofisticada, o que viabiliza o cultivo.

O Shimeji é uma espécie de fungo comestível. Inicialmente, era cultivado em países orientais e atualmente é conhecido no mundo todo. É cultivado em troncos de árvore ou por meio de substrato, dentro de potes ou sacos plásticos. O Cogumelo in natura é muito mais sadio, pois conserva muito mais o seu sabor original. Confira a receita sugerida pelo Chef Marco, do restaurante Baracat.

Shitake ao forno
Ingredientes:
. 8 cogumelos shitake grandes, sem os cabinhos
. 300 g de Catupiry
. 150 g de presunto
. 100 g de azeitonas
. 1 cebola picada
. Salsinha e manjericão picados
. 100 g de parmesão ralado
. 150 g de tomate seco
. 2 colheres de sopa de azeite
. 1 dente de alho

Preparo:
Em uma frigideira, grelhe os cogumelos em fogo médio, tempere com sal e pimenta e reserve. Misture o Catupiry, o presunto, as azeitonas, a cebola e as ervas em uma tigela e recheie os cogumelos com essa mistura. Polvilhe com parmesão e coloque em forno preaquecido por 10 minutos. Bata no liquidificador o tomate seco, o azeite e o alho até formar um molho. Espalhe um pouco deste molho na lateral de um prato de mesa, coloque os cogumelos recheados por cima e sirva.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)