Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Código de conduta no turismo é tema de debate

Eduardo Mamcasz / ABr - 03 de dezembro de 2004 - 14:52

O código de conduta no turismo é o principal tema em discussão, hoje, no terceiro dia do Fórum Mundial do Turismo para a Paz e Desenvolvimento Sustentável. Na parte chamada de "governança", continuam as discussões dos secretários estaduais, da diretoria do Conselho Nacional do Turismo e também da Organização Mundial do Turismo.

Na Faculdade de Medicina da Bahia, no Terreiro de Jesus, onde se realiza o Seminário Turismo Sustentável e Infância, Ana Paula Felizardo informou os passos que já foram dados em Natal para a implantação do código de conduta no turismo contra a exploração sexual de crianças e adolescentes no setor turístico. Mais de 30 empresas já estão participando do processo de forma voluntária.

"O código não é lei", lembrou Felizardo. "Por isso, achamos fundamental que não houvesse qualquer ação partidária, embora seja política, a fim de evitar a famosa fogueira das vaidades", disse ele.

Em Natal, um dos mais importantes pontos turísticos do Brasil, a campanha contra o "turismo sexual" começou pelos aeroportos, passou para os taxistas, os "bugueiros" que transportam turistas nas dunas, e agora está chegando à rodoviária. O setor turístico é responsável por 120 mil empregos, diretos ou indiretos.

No mesmo seminário, foi muito aplaudida a representante do Peru, Verushka Vilacencio,
que mostrou o trabalho feito em cima do cliente que explora comercialmente as crianças e as adolescentes. Ela coordenou uma pesquisa que permitiu a aprovação de uma lei, condenando a até seis anos de cadeia, tanto o cliente quanto quem facilite a exploração. No final, apresentou um vídeo de dois minutos, também muito aplaudido.

"O Macho" é o nome do vídeo. Começa mostrando um pai de família que parece exemplar, beijando as duas filhas antes de dormir. Ao fundo, a fala, em espanhol: "Ele parece um pai, mas compra sexo e elas têm a mesma idade de suas filhas. Este homem não merece ter filhas. Não é um macho. Merece cadeia".

SIGA-NOS NO Google News