Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Codesul apóia construção de ferrovia ligando MS e PR

Humberto Marques/Campo Grande News - 18 de outubro de 2007 - 17:23

Os governadores dos Estados que integram o Conselho Regional de Desenvolvimento e Integração Sul defenderam nesta quinta-feira (18 de julho) a ampliação da ferrovia pública paranaense que liga Cascavel e Guarapuava (a Ferroeste) até Dourados e Maracaju. O objetivo é permitir uma ligação entre esses municípios e o porto de Paranaguá/PR, favorecendo o escoamento da produção agrícola sul-mato-grossense. Os recursos seriam originários do PNLT (Plano Nacional de Logística de Transportes).

A moção, conforme a assessoria do governo paranaense, foi assinada pelo governador André Puccinelli (PMDB) e os chefes dos Executivos estaduais do Paraná (Roberto Requião, PMDB), Santa Catarina (Luiz Henrique da Silveira, PMDB) e do Rio Grande do Sul (Yeda Crusius, PSDB), durante reunião do Codesul em Curitiba/PR. Puccinelli e Requião já haviam reivindicado que a ferrovia fosse construída durante as reuniões regionais do PNLT.

“Nessas reuniões, tivemos a noção da importância da integração entre Mato Grosso do Sul e o Paraná através da Ferroeste, o que já está sendo considerado pelo PNLT, assim como a construção de novos eixos ferroviários para que modal ferroviário consiga captar mais carga, colaborando para o equilíbrio dos modais”, adiantou Francisco Luiz Baptista, diretor de Planejamento da Secretaria de Política Nacional de Transportes, presente ao encontro.

A Ferroeste tem atualmente 248 quilômetros, ligando o oeste e o centro-sul do Paraná. O presidente da ferrovia, Samuel Gomes, adiantou que a extensão da ferrovia até o Estado dá à empresa pública paranaense um grande potencial para a captação de cargas. A construção do ramal ferroviário que percorreria o centro-sul do Estado foi incluída por Puccinelli em seu Plano Pluri-Anual, encaminhado nesta quarta-feira (17) à Assembléia Legislativa estadual.

SIGA-NOS NO Google News