Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Coach, reeducação alimentar e exercícios contra a obesidade

Gazeta Esportiva - 09 de abril de 2017 - 11:00

O excesso de gordura corporal é um dos maiores problemas de saúde em muitos países, especialmente nos mais industrializados. Nos últimos anos, o sobrepeso e a obesidade atingiram índices preocupantes e, em alguns locais, já alcançaram proporções epidemiológicas.

No Brasil, a pesquisa Vigitel (2013) revelou que a obesidade saltou de 11,4% entre os homens, em 2006, para 17,5% em 2013, mesmo índice registrado entre as mulheres, que, em 2006, registravam 12,1%. O levantamento também indicou que 50,8% da população brasileira está acima do peso ideal.

A obesidade é uma doença multifatorial ocasionada por fatores externos, tais como o sedentarismo e a alimentação rica em gorduras e açúcares. Esse desequilíbrio entre o que se consome e o que se gasta, inclusive, tem sido considerado a principal explicação para a etiologia da doença, que, vale lembrar, possui relação direta com outros males, como a hipertensão, doença arterial coronariana e diabetes.

Estudos revelaram que o aumento nos estoques de gordura já se dá durante os primeiros nove meses de vida. Ele estabiliza ou aumenta discretamente até os sete anos, quando, então, tornam a aumentar, bem como durante a adolescência, momento em que há um impulso final à deposição de gordura. Por isso, é preciso total atenção contra o sedentarismo e a alimentação inadequada nessas faixas etárias, o que permite prevenir a obesidade na fase adulta.

Para os que se descuidaram e hoje fazem parte dessa grande faixa obesa da população há uma excelente notícia. Existe tratamento não farmacológico contra a obesidade, que engloba um processo de reeducação alimentar associado à prática regular de exercícios físicos.

Nesse tratamento, poder contar com o trabalho de um coach qualificado também é importante. Esse profissional auxiliará na recuperação da autoeficácia, melhorando seu aspecto motivacional e comportamental, entre outros fatores essenciais para o sucesso no processo de emagrecimento.

Adilson Reis Filho - Graduado em Educação Física; pós-graduado em Fisiologia do Exercício, em Reabilitação Cardíaca e Grupos Especiais, e em Envelhecimento e Saúde; e mestre em Biociências.

SIGA-NOS NO Google News