Cassilândia, Quinta-feira, 25 de Fevereiro de 2021

Últimas Notícias

09/04/2017 11:00

Coach, reeducação alimentar e exercícios contra a obesidade

Gazeta Esportiva

 

O excesso de gordura corporal é um dos maiores problemas de saúde em muitos países, especialmente nos mais industrializados. Nos últimos anos, o sobrepeso e a obesidade atingiram índices preocupantes e, em alguns locais, já alcançaram proporções epidemiológicas.

No Brasil, a pesquisa Vigitel (2013) revelou que a obesidade saltou de 11,4% entre os homens, em 2006, para 17,5% em 2013, mesmo índice registrado entre as mulheres, que, em 2006, registravam 12,1%. O levantamento também indicou que 50,8% da população brasileira está acima do peso ideal.

A obesidade é uma doença multifatorial ocasionada por fatores externos, tais como o sedentarismo e a alimentação rica em gorduras e açúcares. Esse desequilíbrio entre o que se consome e o que se gasta, inclusive, tem sido considerado a principal explicação para a etiologia da doença, que, vale lembrar, possui relação direta com outros males, como a hipertensão, doença arterial coronariana e diabetes.

Estudos revelaram que o aumento nos estoques de gordura já se dá durante os primeiros nove meses de vida. Ele estabiliza ou aumenta discretamente até os sete anos, quando, então, tornam a aumentar, bem como durante a adolescência, momento em que há um impulso final à deposição de gordura. Por isso, é preciso total atenção contra o sedentarismo e a alimentação inadequada nessas faixas etárias, o que permite prevenir a obesidade na fase adulta.

Para os que se descuidaram e hoje fazem parte dessa grande faixa obesa da população há uma excelente notícia. Existe tratamento não farmacológico contra a obesidade, que engloba um processo de reeducação alimentar associado à prática regular de exercícios físicos.

Nesse tratamento, poder contar com o trabalho de um coach qualificado também é importante. Esse profissional auxiliará na recuperação da autoeficácia, melhorando seu aspecto motivacional e comportamental, entre outros fatores essenciais para o sucesso no processo de emagrecimento.

Adilson Reis Filho - Graduado em Educação Física; pós-graduado em Fisiologia do Exercício, em Reabilitação Cardíaca e Grupos Especiais, e em Envelhecimento e Saúde; e mestre em Biociências.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 25 de Fevereiro de 2021
Quarta, 24 de Fevereiro de 2021
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)