Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

CNT e Polícia Federal lançam disque-denúncia

Marcia Wonghon /ABr - 07 de outubro de 2004 - 15:02

A Polícia Federal e a Confederação Nacional do Transporte (CNT) lançaram hoje o disque-denúncia para receber informações sobre roubo e desvio de cargas nas rodovias do país.

Em parceria com a Associação Brasileira de Caminhoneiros, foi lançada também a campanha "Caminhoneiros do Bem". A idéia é instalar no país uma rede de cooperação entre bancos, empresários, seguradoras e empresas de transporte para reprimir esse tipo de crime e combater a lavagem de dinheiro.

As empresas brasileiras tiveram no ano passado prejuízo de R$ 575 milhões com o roubo de cargas. Os dados da Federação Nacional das Empresas de Seguro Privado indicam ainda que, em 2003, 83,77% dos roubos aconteceram nas estradas de São Paulo e Rio de Janeiro.

De acordo com o diretor de combate ao crime organizado da Polícia Federal, Getúlio Bezerra, o roubo de cargas envolve assaltantes, receptores, comerciantes e apoiadores que armazenam as mercadorias. Segundo ele, as cargas preferidas são alimentos, eletrônicos e medicamentos.

Getúlio Bezerra informa ainda que as áreas de maior risco para o roubo de cargas são o Sudeste, por causa da grande concentração de produção industrial, o Nordeste, em função da precariedade da malha viária e o Centro-Oeste, principalmente nas regiões de fronteira.

Segundo dados da Comissão Parlamentar de Inquérito sobre Roubo de Cargas do Congresso Nacional, o transporte de cargas no Brasil envolve 40 mil empresas, gera 3 milhões de empregos e movimenta R$ 25 bilhões por ano.

O número do disque-denúncia é 08007731122.

SIGA-NOS NO Google News