Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

CNPq divulga novo censo de grupos de pesquisa no Brasil

29 de novembro de 2007 - 07:09

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) divulga os resultados do novo censo do Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil. Realizado durante o ano de 2006, o censo apresenta o cenário atualizado da ciência brasileira a partir de informações dos grupos de pesquisa, sua distribuição geográfica, as linhas de pesquisa, bem como a produção científica, tecnológica e artística dos pesquisadores e estudantes.

Grupos de pesquisa e pessoal envolvido

Responderam ao Censo 2006 mais de 21 mil grupos de pesquisa de 403 instituições, englobando 90.320 pesquisadores e 128.969 estudantes. Estes números representam um importante crescimento em relação ao censo anterior, de 2004, quando foram registrados 19 mil grupos e 77 mil pesquisadores.

Dentre os pesquisadores registrados, 57,5 mil são doutores, representando 64% do total. São cerca de 10 mil doutores a mais que os registrados no censo de 2004.

Distribuição Geográfica

Os novos dados obtidos mostram que vem ocorrendo uma pequena, mas constante, descentralização regional da pesquisa. Só nos últimos dois anos, enquanto o Sul e Sudeste, juntos, registraram um crescimento de 5% no número de grupos, as regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte cresceram cerca de 17%, destacando-se ainda mais a região Norte, com 21%. Como conseqüência, a participação percentual dessas três regiões (CO, NE, NO) em relação ao Brasil cresceu de 24% para 26%.

Linhas de Pesquisa

Foram registradas 76.719 linhas de pesquisa, sendo as áreas com maior concentração a: Medicina, com 4.928 linhas; Agronomia, com 4.363; Educação, com 3.897; Química, contando com 3.606; e 2.794 linhas na Física.

Mulheres na pesquisa

Do total de pesquisadores do Censo 2006, 48% são mulheres e 52% homens. Essa relação percentual tem se alterado sempre em favor das mulheres, ou seja, a participação percentual delas vem crescendo em todos os Censos. Um crescimento contínuo - em média quase dois pontos percentuais a cada censo - e sólido. E isto se verifica também em relação à condição de liderança. Assim, embora os grupos, em sua maioria (57%) sejam liderados por homens, as mulheres estão cada vez mais ocupando a condição de líder de grupo.

O Diretório

O Diretório dos Grupos de Pesquisa é uma importante fonte de informação sobre a pesquisa realizada no Brasil. Suas bases contém dados sobre os recursos humanos constituintes dos grupos, as linhas de pesquisa, as especialidades do conhecimento, os setores de atividade envolvidos, a produção C&T dos participantes e os padrões de interação dos grupos com o setor produtivo. Criado em 1992 pelo CNPq, suas informações são atualizadas permanentemente e, a cada dois anos, um censo é realizado. A cada censo, toda a comunidade representada no Diretório é convocada a atualizar as informações dos grupos. Essas são processadas e apresentadas à comunidade científica e ao público em geral, oferecendo a todos um panorama da capacidade instalada de pesquisa no País.

As informações completas de todos os censos já realizados, com séries históricas, súmulas estatísticas e buscas podem ser acessadas pelo endereço http://dgp.cnpq.br/censos/index.htm



Assessoria de Comunicação Social do CNPq

SIGA-NOS NO Google News