Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

CNI diz que pior já passou, mas incertezas continuam

Gustavo Bernardes/ABr - 21 de outubro de 2003 - 16:15

A indústria nacional passou mais um semestre sem crescer. Segundo sondagem trimestral da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o pior já passou, mas ainda há muitas incertezas quanto ao crescimento do setor. De acordo com o estudo divulgado hoje, a economia ainda sente os impactos da estagnação do consumo. "A produção deverá ganhar ritmo, ainda que moderadamente, nos próximos meses", avalia o estudo.

Pelo terceiro semestre consecutivo, os indicadores da atividade indústrial, como evolução da produção, faturamento e número de empregos, ficaram abaixo dos 50 pontos, indicando uma estabilidade na produção e nas vendas. Entre os itens que mais preocupam a indústria estão a falta de consumo, as atuais taxas de juros e a elevada carga tributária do setor. A escala máxima da pesquisa é 100 pontos.

Segundo a sondagem, a situação do setor, só não está pior, por causa do desempenho do segmento exportador. "A grande fonte de sustentação da indústria continua sendo o mercado externo", aponta a CNI.

Segundo a Confederação, as perspectivas devem melhorar mesmo nos próximos seis meses. "Ainda assim, ha muitas incertezas quanto às reformas em curso no Congresso". Apesar dos poucos sinais de recuperação da indústria, os estoques de produtos finais e a capacidade instalada do setor mostraram crescimento. Ambos aumentaram em relação ao segundo trimestre do ano.

SIGA-NOS NO Google News