Cassilândia, Sábado, 03 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

08/01/2005 07:46

CNH: Contran muda exames para renovação e habilitação

Maristela Brunetto/Campo Grande News

A partir de 22 de março deste ano, os motoristas que forrem renovar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) deverão ter curso de direção defensiva e de primeiros socorros. Quem não assistiu a essas aulas em centros de formação, terá de fazê-lo. A medida, determinada pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) deverá atingir cerca de 5,6 milhões de condutores, conforme estimativa publicada hoje na Folha de São Paulo.
O número refere-se a pessoas habilitadas antes de 1998 e que precisam renovar o documento. Os condutores que já revalidaram a CNH e não fizeram os cursos serão submetidos na próxima renovação.
A obrigatoriedade dos cursos já consta no Código de Trânsito Brasileiro, mas o Contran só no final de 2004 baixou a regulamentação. Há Detrans estaduais que adotaram a medida mesmo sem o regulamento.
O Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) diz que as novas aulas vão custar de R$ 40 a R$ 50.

Também mudou as regras para a prova prática dos futuros condutores. Resolução define que em vez de um, passará a ter dois examinadores no veículo acompanhando o candidato à CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
A distribuição das disciplinas e até o tempo máximo para a realização da baliza também mudam. Conforme consta em reportagem da Folha de São Paulo deste sábado, os critérios atuais são subjetivos.
Para exame da categoria B da CNH, haverá cinco minutos para o candidato fazer a baliza. São três tentativas. Outra definição do Contran é quando a veículos de duas ou três rodas com velocidade máxima de 50 km/h, como mobiletes. Para pilotá-las é preciso ser maior de 18 anos e cumprir as exigências para uma habilitação, incluindo os cursos.



Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
Quinta, 01 de Dezembro de 2016
11:00
Mundo Fitness
10:00
Receita do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)