Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

CNH: Contran muda exames para renovação e habilitação

Maristela Brunetto/Campo Grande News - 08 de janeiro de 2005 - 07:46

A partir de 22 de março deste ano, os motoristas que forrem renovar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) deverão ter curso de direção defensiva e de primeiros socorros. Quem não assistiu a essas aulas em centros de formação, terá de fazê-lo. A medida, determinada pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) deverá atingir cerca de 5,6 milhões de condutores, conforme estimativa publicada hoje na Folha de São Paulo.
O número refere-se a pessoas habilitadas antes de 1998 e que precisam renovar o documento. Os condutores que já revalidaram a CNH e não fizeram os cursos serão submetidos na próxima renovação.
A obrigatoriedade dos cursos já consta no Código de Trânsito Brasileiro, mas o Contran só no final de 2004 baixou a regulamentação. Há Detrans estaduais que adotaram a medida mesmo sem o regulamento.
O Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) diz que as novas aulas vão custar de R$ 40 a R$ 50.

Também mudou as regras para a prova prática dos futuros condutores. Resolução define que em vez de um, passará a ter dois examinadores no veículo acompanhando o candidato à CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
A distribuição das disciplinas e até o tempo máximo para a realização da baliza também mudam. Conforme consta em reportagem da Folha de São Paulo deste sábado, os critérios atuais são subjetivos.
Para exame da categoria B da CNH, haverá cinco minutos para o candidato fazer a baliza. São três tentativas. Outra definição do Contran é quando a veículos de duas ou três rodas com velocidade máxima de 50 km/h, como mobiletes. Para pilotá-las é preciso ser maior de 18 anos e cumprir as exigências para uma habilitação, incluindo os cursos.



SIGA-NOS NO Google News