Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

CNBB lança cartilha para sociedade discutir ética

Michèlle Canes/ABr - 03 de abril de 2006 - 18:46

A Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) declarou que não irá apoiar partidos ou candidatos para as eleições de outubro. A decisão foi anunciada pelo presidente da Confederação, cardeal Geraldo Majella Agnelo, durante o lançamento da cartilha Eleições 2006 – Orientações da CNBB. A confederação pretende discutir com a comunidade atitudes para avaliar os candidatos das eleições e votar com mais consciência.

"Não cabe nem à CNBB nem aos bispos indicarem partidos ou candidatos. Queremos ajudar as pessoas a terem discernimento no voto" disse o cardeal. Segundo ele, o documento traz orientações para que as paróquias possam discutir com seus fiéis a ética na política.

O presidente da CNBB acredita que com mais consciência a população poderá cobrar de seus candidatos aquilo que foi prometido durante as campanhas e também participar, ativamente, da tomada de decisões importantes para o país. "É necessário um julgamento do povo para que proscreva definitivamente aqueles que demonstraram que fizeram da coisa pública não um bem comum, mas que procuraram para seus interesses".

O secretário executivo da Comissão Brasileira Justiça e Paz, Daniel Seidel, que participou da elaboração do material, conta que a cartilha será distribuída para as arquidioceses. "Os grupos de Igrejas vão ter elementos para discernimento. Vão levantar quais são os candidatos e procurar conhecer o programa de cada um deles". Segundo ele, o material possui orientações também para os candidatos, com temas como a democratização do Estado brasileiro, a não mercantilização da vida, o apoio a projetos que gerem trabalho e renda, a defesa do meio ambiente e a defesa da vida.

SIGA-NOS NO Google News