Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 19 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

CNBB entrega carta a Lula sobre a crise

Cecília Jorge/ABr - 25 de junho de 2005 - 07:37

O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Geraldo Majella Agnelo, entregou uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a crise política provocada pelas denúncias de corrupção em instituições do governo. Dom Geraldo disse que a crise de "febre endêmica que volta sempre e, de vez em quando, com mais força".

Na carta "Mensagem da CNBB ao Povo Brasileiro", a entidade defende que a corrupção tem origem no funcionamento do próprio sistema político. "O poder econômico, a multiplicidade de partidos políticos sem programas definidos e a falta de fidelidade partidária fragilizam sempre mais o nobre sentido da Política e frustram o voto do eleitor. O atual sistema administrativo e eleitoral brasileiro favorece o clientelismo e a corrupção", diz a nota.

Segundo Dom Geraldo, a preocupação da CNBB é com a preservação das instituições. "Não podemos aceitar nenhuma medida, solução que ponham ‘em cheque’ ou destruam as nossas instituições políticas", afirmou.

Segundo Dom Geraldo, o presidente manifestou tranqüilidade e determinação em apurar as denúncias. "Ele está sereno e não quer fugir de entrar e conhecer a fundo tudo o que for levantado", avaliou o presidente da CNBB.

A CNBB propõe controle social sobre as investigações. "Normas institucionais, por si mesmas, não são suficientes para frear os vícios exacerbados pela busca de poder. A sociedade, através de suas organizações, deve exercer o controle social, vigiando e cobrando a atuação dos poderes públicos", afirma a nota divulgada nessa quinta-feira (23).

SIGA-NOS NO Google News