Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

CNA vai pedir que governo reveja fim do veto ao Paraguai

Fernanda Mathias / Campo Grande News - 12 de julho de 2005 - 13:00

A CNA (Confederação Nacional de Agricultura) deve pedir ao Mapa (Ministério da Agricultura, Abastecimento e Pecuária) que reveja a decisão de liberar entrada de animais de genética, para exposição e carne com osso do Paraguai no Brasil. A informação é do presidente da Famasul (Federação da Agricultura de Mato Grosso do Sul), Leôncio de Souza Brito.
Segundo ele, o produtor deve ser bastante prejudicado com a medida, considerando que os custos de produção no País vizinho são cerca de 50% mais baratos que no Brasil. Isso sem contar com a carga tributária, que é recordista no território brasileiro.
“Vai prejudicar muito produtor rural de Mato Grosso do Sul que tem investido há 50 ou 60 anos em genética, em um momento crítico para o setor. Infelizmente o Mapa faz com a pecuária de Mato Grosso do Sul o que fez com o arroz no Rio Grande do Sul”, disse, referindo-se à liberação da entrada de arroz do Uruguai colocando em patamares muito baixos os preços dos produtos locais.
Para ele a competição com os criadores do lado paraguaio, muitos deles de nacionalidade brasileira, é desleal. “E essa carne com osso vai trafegar em estradas onde o produtor paga tributos (referindo-se ao Fundersul), vai tirar mão-de-obra do campo, porque o produtor está com grave perda de renda”, afirma. Ele lembra que o Estado responde por cerca de 50% de toda a carne que sai do País. “Se o governo quer fazer gentileza com os países vizinhos que dê compensação para nos colocar em igualdade de condições”, defende o presidente da Famasul.

SIGA-NOS NO Google News