Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

16/11/2005 20:05

CNA defende redução na área de risco de aftosa

Lana Cristina/ABr

A redução da área de risco no Paraná, de 36 para quatro municípios, e o controle dos focos de febra aftosa na área interditada em Mato Grosso do Sul podem levar os países importadores a diminuírem as restrições às carnes brasileiras. A expectativa é do presidente do Fórum Nacional Permanente de Pecuária de Corte da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Antenor Nogueira, que disse acreditar em uma revisão dos embargos em, no máximo, seis meses.

Nogueira elogiou o esforço do governo na tarefa de tentar reverter o quadro de suspensão da compra de carnes do Brasil e citou viagem que técnicos brasileiros fazem nesta semana ao Chile, que em outubro vetou a importação de carne bovina brasileira. Nesse mês havia sido divulgado o foco de aftosa em Eldorado (MS). No ano passado, o Chile comprou US$ 474 milhões de carne bovina. As exportações brasileiras, em 2004, somaram US$ 2,5 bilhões.

"O ministério tem equipes de técnicos viajando por todos os países que fizeram embargo total do Brasil, como Chile e Israel, para esclarecer, mostrar a realidade do foco, a área onde se restringiu. Esperamos que esses embargos se reduzam à área inteditada de Mato Grosso Sul", disse Nogueira. Os países que vetaram a compra de carne de todo o Brasil são: África do Sul, Chile, Colômbia, Cuba (o embargo é só para suínos, já que não importam carne bovina), Indonésia, Israel, Namíbia, Peru e Uruguai.

Nogueira disse acreditar que os focos de Mato Grosso do Sul estejam sob controle, mas criticou a demora na divulgação de um resultado que descarte ou confirme a ocorrência da doença no Paraná, sob suspeita desde o dia 21 de outubro. "Tem que haver uma resposta logo, inclusive para que se leve aos organismos internacionais e países importadores", defendeu.

Ontem (15), o governo decidiu diminuir o tamanho da área de emergência sanitária do Paraná, isolada desde o final de outubro. Agora, só há restrição de trânsito de animais, carne e leite num raio de 10 quilômetros a partir das propriedades onde apareceram animais com sintomas parecidos com os da aftosa, em quatro municípios: Loanda, Amaporã, Grandes Rios e Maringá. Para o dirigente da CNA, a decisão do governo indica que o foco está confirmado: "Você só restringe uma área quando há um problema".

O Ministério da Agricultura ainda não emitiu parecer definitivo sobre o caso do Paraná. Os exames de laboratório deram inexistência de vírus nos resultados preliminares. Agora, novas amostras estão em análise. Os técnicos do governo federal alegam que, para fechar um diagnóstico, é necessário avaliar outros fatores como a vinculação epidemiológica (contato de animais do Paraná com bovinos procedentes da área de Mato Grosso do Sul onde há focos), os sintomas clínicos e as investigações sanitárias.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)