Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

CNA celebra nesta segunda-feira o Dia do Agricultor

Jorge Franco com informações da assessoria - 28 de julho de 2008 - 14:39

A CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) está celebrando nesta segunda-feira (dia 28) o Dia do Agricultor.

Apesar dos problemas que o agricultor tem enfrentado, como alta dos insumos e dificuldades de acesso ao crédito rural, o 1º vice-presidente da CNA, Renato Simplício, acredita há motivos para celebrar a data porque os agricultores têm papel importante na sociedade como produtores de alimentos e de biocombustíveis.

Para ele, o dia é uma oportunidade para exigir do Governo medidas que proporcionem condições necessárias para que o agricultor exerça sua atividade com mais tranqüilidade. "Os produtores rurais têm problemas de toda natureza, mas a sociedade não se alimentaria sem eles e precisa ter consciência disso", enfatiza.

Para dar mais segurança à atividade rural, Renato Simplício defende medidas para conter a alta dos insumos, principalmente dos fertilizantes. Ele enfatiza que, no curto prazo, é necessária a eliminação da cobrança de 25% do AFRMM (Adicional de Frete para Renovação da Marinha Mercante), incidida sobre as mercadorias importadas.

O Brasil importa mais da metade das matérias-primas usadas na fabricação de insumos. O 1º vice-presidente da CNA frisa ainda a exploração de jazidas de substâncias que compõem os fertilizantes, como nitrogenados, fósforo e potássio. "Com a demanda mundial por alimentos crescendo, aumenta a demanda por fertilizantes. Se não forem tomadas providências, teremos problemas sérios", alerta.

Simplício também reivindica mais facilidade de acesso ao crédito para custeio e comercialização da safra, com taxas de juros e prazos compatíveis com a atividade. Quanto à questão climática, ele avalia que a implantação de um seguro rural seria a medida mais adequada para assegurar rentabilidade ao produtor diante de prejuízos na safra. "Os problemas climáticos independem das pessoas. Não temos como evitar", enfatiza.

O 1º vice-presidente da CNA também é a favor da criação de um mecanismo que assegure a comercialização dos produtos que saem de "dentro da porteira da fazenda". Também é a favor de outros mecanismos de renda mínima, diante da oscilação de preços dos produtos em razão do comportamento do mercado. Ele também aconselha os produtores a se mobilizarem junto às entidades de classe para cobrar providências para reduzir os riscos da atividade rural.

SIGA-NOS NO Google News