Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

CNA analisa perda de renda da pecuária

Rede Rural - 15 de fevereiro de 2006 - 07:07

O presidente do Fórum Nacional Permanente da Pecuária de Corte da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Antenor Nogueira, apresenta hoje (14) detalhes do estudo mensal que a entidade realiza em convênio com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo, o Cepea/USP. O documento traz as variações de preços pagos ao pecuarista e o valor gasto com os insumos no ano passado.

A situação ainda é de perda de renda, conforme adianta a assessoria da CNA. De acordo com a análise da entidade, esse quadro mantém-se desde o segundo semestre de 2004, criando dificuldades para investimento no campo, o que pode gerar desaceleração na capacidade de crescimento do rebanho em médio prazo.

Mas também o mês de janeiro foi c rítico para a pecuária brasileira. O preço da arroba de boi gordo recebido pelos pecuaristas atingiu, nas principais regiões produtoras do País, o menor valor em nove anos. Segundo o Cepea/USP, o valor médio da arroba, em São Paulo, no mês de janeiro foi de R$ 50,56. Em junho de 1996, quando o Cepea iniciou a série histórica, a arroba custava R$ 54,52, em valores atualizados índices oficiais.

SIGA-NOS NO Google News