Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

CMO realiza comemorações em homenagem ao Dia do Soldado

22 de agosto de 2008 - 10:12

Dia do Soldado é comemorado em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva - o Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro, que nasceu em 25 de agosto de 1803. Para comemorar a data, o Comando Militar do Oeste (CMO) realiza na próxima semana, diversas atividades.

Em Campo Grande as homenagens começam neste domingo, dia 24 de agosto, às 08h, no Parque das Nações Indígenas, onde acontece a solenidade de abertura da Semana do Soldado. Durante todo o dia o CMO apresenta exposição de material militar, inclusive helicópteros do Exército, e oferece passeios a cavalo e de botes. A programação conta ainda com saltos de pára-quedistas militares, demonstrações dos cães de guerras e de lutas e apresentação da banda de música do Comando Militar do Oeste. A população vai ter a oportunidade de participar do projeto “Orientando-se no Parque”, com a primeira pista permanente da modalidade desportiva chamada Orientação.

Na segunda-feira, dia 25 de agosto, às 10h, no Campo de Parada General Plínio Pitaluga, será realizada solenidade militar com a participação das Organizações Militares de Campo Grande. Já no dia 26 de agosto, o CMO participa do desfile e da corrida do facho, que fazem parte das festividades do 109º aniversário da capital de Mato Grosso do Sul. De 27 a 29 de agosto, Unidades Militares ministram palestras nos estabelecimentos de ensino e no dia 28 realiza um culto de ações de graças.

Os eventos desenvolvidos para comemorar o Dia do Soldado exaltam valores como o patriotismo, civismo e culto das tradições históricas, homenageando o trabalho dos integrantes do Exército Brasileiro.

Patrono - No mês de agosto, o Exército Brasileiro relembra os feitos do chefe militar vitorioso, que o consagrou como patrono. Luís Alves de Lima e Silva - o Duque de Caxias, nasceu em 25 de agosto de 1803, na Fazenda de São Paulo, no Taquaru, Vila de Porto da Estrela, na capitania do Rio de Janeiro, quando o Brasil era vice reino de Portugal. Hoje, é o local do Parque Histórico Duque de Caxias, no município de Duque de Caxias, no estado do Rio de Janeiro. Em 25 de agosto de 1923, a data de aniversário natalício do patrono passou a ser considerada como o Dia do Soldado do Exército Brasileiro, pelos mais de 60 anos de relevantes serviços como político e administrador público de contingência, e também como soldado de vocação e de tradição familiar, a serviço da unidade, da paz social, da integridade e da soberania do Brasil Império. O decreto do governo federal de 13 de março de 1962 imortalizou o nome do invicto Duque de Caxias como o patrono do Exército Brasileiro.

Informação do General-de-Brigada PAULO ROBERTO FERREIRA VIANNA
Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Oeste

SIGA-NOS NO Google News