Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

CMO comemora Dia da Bandeira

Comando Militar Oeste - 18 de novembro de 2009 - 15:55

No dia 19 de novembro, Dia da Bandeira Nacional, o Comando Militar do Oeste (CMO) realizará, às 1150h, uma formatura no Campo de Parada General Plínio Pitaluga, com a presença de militares da ativa, da reserva e do público civil, incluindo escolas públicas de Campo Grande.

Durante a cerimônia, representantes das escolas receberão Bandeiras do Brasil para serem hasteadas em suas atividades cívicas. Na ocasião, as Bandeiras consideradas inservíveis serão incineradas.

A Bandeira do Brasil foi instituída em 19 de novembro de 1889, ou seja, 4 dias depois da Proclamação da República. É o resultado de uma adaptação na tradicional Bandeira do Império Brasileiro. Neste contexto, em vez do escudo imperial português dentro do losango amarelo, foi adicionado o círculo azul com estrelas na cor branca.

Existem normas específicas nas dimensões e proporções do desenho da Bandeira Brasileira. Ela tem o formato retangular, com um losango amarelo em fundo verde, sendo que, no centro, a esfera azul celeste é atravessada por uma faixa branca com as palavras Ordem e Progresso em letras maiúsculas verdes. Essa faixa é oblíqua, inclinada da esquerda para direita. No círculo azul estão 27 estrelas, que retratam o céu do Rio de Janeiro, incluindo várias constelações, como, por exemplo, o Cruzeiro do Sul. As estrelas representam simbolicamente os 26 Estados e o Distrito Federal. A única estrela que fica na parte superior do círculo representa o estado do Pará.

A Bandeira Nacional é hasteada de manhã e recolhida na parte da tarde. Apenas no Dia da Bandeira, o hasteamento é realizado às 12 horas, em solenidade especial.

SIGA-NOS NO Google News