Cassilândia, Terça-feira, 27 de Junho de 2017

Últimas Notícias

11/09/2007 13:43

Clima seco deve permanecer até dia 15 de outubro em MS

A baixa umidade relativa do ar — que já atingiu o nível crítico de 10% ontem em Mato Grosso do Sul — deve permanecer até o dia 15 de outubro no Estado, conforme previsão divulgada hoje pelo Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) e confirmada pelo meteorologista Natálio Abraão. Apesar das chuvas previstas ainda para este mês, o meteorologista prevê que a estiagem deve continuar.

A tendência, conforme a previsão do Cptec, é que as chuvas sejam pontuais e não amenizem muito a situação de seca vivenciada há quase 50 dias pelos moradores da Capital e de cidades do interior do Estado. As altas temperaturas também devem continuar. Ontem a máxima atingiu 41ºC.

Segundo o meteorologista Natálio Abraão, as chuvas devem ocorrer entre os dias 18 e 22 deste mês, no entanto, a estiagem deve permanecer. Após as precipitações, a umidade deve subir um pouco, saindo do nível de emergência, mas continuar baixa, ficando em torno dos 25% a 30%.

Gradualmente, com as chuvas, as temperaturas devem cair um pouco e a umidade voltar a subir, entretanto, isso só deve ocorrer a partir do dia 15 do próximo mês, segundo Natálio Abraão. Por enquanto, as chuvas devem ser fracas e a estiagem deve continuar em Mato Grosso do Sul.

Alerta

Hoje, a Sedec (Secretaria Nacional da Defesa Civil) encaminhou alerta para dez Estados do País devido à baixa umidade do ar. Além de Mato Grosso do Sul, a recomendação estende-se para os Estados da Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Piauí, São Paulo, Tocantins e Distrito Federal.

Entre segunda-feira e sexta-feira, a permanência da massa de ar seco que está sobre o Brasil central manterá o clima seco. Durante esse período, alerta-se que a umidade relativa do ar ficará abaixo de 30% em Mato Grosso do Sul.

Recomendações

Devido à baixa umidade relativa do ar, a Defesa Civil desaconselha atividades ao ar livre e exposição ao sol entre as 11 horas e 16 horas. É recomendável a ingestão de bastante líquido para não ter problemas de desidratação. Alerta-se, ainda, que o tempo seco aumenta o risco de incêndios florestais. Por isso, recomenda-se orientar a população para não fazer fogueiras nas proximidades de matas e florestas.

Em Campo Grande, o coordenador da Defesa Civil, Rodolfo Vaz de Carvalho, chegou a cogitar a possibilidade de suspender as aulas na rede municipal de ensino caso a umidade caísse abaixo dos 10%. Entretanto, a hipótese foi descartada devido à previsão de chuva ainda para este mês. Além disso, Vaz destacou, em entrevista anterior, que, por enquanto, não foi registrada nenhuma ocorrência nas salas de aula devido à estiagem.



Milena Crestani - Midiamax

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 27 de Junho de 2017
Segunda, 26 de Junho de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)