Cassilândia, Domingo, 22 de Outubro de 2017

Últimas Notícias

05/04/2007 15:15

Clima ajuda no resultado recorde da produção de grãos

Na estimativa de produção da safra 2006/2007 levantada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção brasileira de grãos será a maior já registrada, com aumento de 8,6% na comparação com o período 2005/2006. Apesar dos ótimos resultados, os prejuízos das cinco safras anteriores ainda não serão recuperados, conforme a avaliação do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (FAMASUL), Ademar Silva Júnior. “A luz amarela já acendeu, mas ainda é preciso ter cautela o passivo de cinco safras ainda não será recuperado”, frisa o presidente da entidade.

Os números mostram que a área plantada teve redução de 2,9%, num total de 46 milhões de hectares plantados nesta safra; a anterior havia 47,3 milhões de hectares. O volume de produção, por sua vez, será maior. A Conab espera que a produção ultrapasse os 120,8 milhões de toneladas da última safra e atinja os 131,1 milhões de toneladas de grãos em 2007.

Estado

Em Mato Grosso do Sul, o principal fator que impulsionou o bom resultado dessa safra foi o clima. Segundo o vice-presidente da FAMASUL, Eduardo Riedel, as chuvas constantes do final do ano passado e o clima seco do término! do verão, impulsionaram os números. Ele analisa as principais culturas do Estado e antecipa resultados animadores.

“A área plantada no Mato Grosso do Sul será 9% menor. Por outro lado, a produção deve ultrapassar o crescimento estimado, passando dos 10%. Isso se deve principalmente ao clima e ao rendimento por hectare, o que explica o aumento na produção mesmo com áreas plantadas menores. O milho 2ª safra terá um resultado bastante significativo, pois a área plantada é maior”.

Comparando a safra total d! e milho no Estado nas duas estimativas, o aumento foi de 24,6%, passando de 2,2 milhões de toneladas em 2005/2006 para 2,7 milhões em 2006/2007. Outro produto importante, a soja, deve apresentar aumento de 14,5%, totalizando 5 milhões de toneladas, contra as 4,3 milhões de toneladas da última safra.

Mercado internacional

Mesmo com o aumento na produtividade, o destino dos grãos brasileiros ainda continua na mira dos mercados internacionais. Carlos Dupas, vice-presidente da Bolsa Brasileira de Mercadorias (BBM), confirma as estatísticas de possível recorde na produção de grãos , tanto do Brasil como em Mato! Grosso do Sul, e analisa essas previsões.

“A área plantada pode ser menor, mas a produção cresce devido a ajuda do clima. Uma questão a ser considerada é a de que as exportações podem ganhar com esse aumento, uma vez que o consumo interno não irá aumentar, o destino do excedente sejam os mercados como Europa, Estados Unidos e Ásia”.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 22 de Outubro de 2017
Sábado, 21 de Outubro de 2017
10:00
Receita do dia
Sexta, 20 de Outubro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)