Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Clima ajuda no resultado recorde da produção de grãos

05 de abril de 2007 - 15:15

Na estimativa de produção da safra 2006/2007 levantada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção brasileira de grãos será a maior já registrada, com aumento de 8,6% na comparação com o período 2005/2006. Apesar dos ótimos resultados, os prejuízos das cinco safras anteriores ainda não serão recuperados, conforme a avaliação do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (FAMASUL), Ademar Silva Júnior. “A luz amarela já acendeu, mas ainda é preciso ter cautela o passivo de cinco safras ainda não será recuperado”, frisa o presidente da entidade.

Os números mostram que a área plantada teve redução de 2,9%, num total de 46 milhões de hectares plantados nesta safra; a anterior havia 47,3 milhões de hectares. O volume de produção, por sua vez, será maior. A Conab espera que a produção ultrapasse os 120,8 milhões de toneladas da última safra e atinja os 131,1 milhões de toneladas de grãos em 2007.

Estado

Em Mato Grosso do Sul, o principal fator que impulsionou o bom resultado dessa safra foi o clima. Segundo o vice-presidente da FAMASUL, Eduardo Riedel, as chuvas constantes do final do ano passado e o clima seco do término! do verão, impulsionaram os números. Ele analisa as principais culturas do Estado e antecipa resultados animadores.

“A área plantada no Mato Grosso do Sul será 9% menor. Por outro lado, a produção deve ultrapassar o crescimento estimado, passando dos 10%. Isso se deve principalmente ao clima e ao rendimento por hectare, o que explica o aumento na produção mesmo com áreas plantadas menores. O milho 2ª safra terá um resultado bastante significativo, pois a área plantada é maior”.

Comparando a safra total d! e milho no Estado nas duas estimativas, o aumento foi de 24,6%, passando de 2,2 milhões de toneladas em 2005/2006 para 2,7 milhões em 2006/2007. Outro produto importante, a soja, deve apresentar aumento de 14,5%, totalizando 5 milhões de toneladas, contra as 4,3 milhões de toneladas da última safra.

Mercado internacional

Mesmo com o aumento na produtividade, o destino dos grãos brasileiros ainda continua na mira dos mercados internacionais. Carlos Dupas, vice-presidente da Bolsa Brasileira de Mercadorias (BBM), confirma as estatísticas de possível recorde na produção de grãos , tanto do Brasil como em Mato! Grosso do Sul, e analisa essas previsões.

“A área plantada pode ser menor, mas a produção cresce devido a ajuda do clima. Uma questão a ser considerada é a de que as exportações podem ganhar com esse aumento, uma vez que o consumo interno não irá aumentar, o destino do excedente sejam os mercados como Europa, Estados Unidos e Ásia”.

SIGA-NOS NO Google News