Cassilândia, Sábado, 03 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

11/09/2015 09:00

Ciúmes do pai da relação da mãe com o bebê

Portal Segs

 

 

 

 

Antes de qualquer comentário, quero deixar claro que estou me referindo a uma família tradicional, composta por um casal (pai e mãe) e seus filhos, contudo, acho importante mencionar que hoje em dia temos diversas configurações de famílias, que nem sempre são formadas de maneira clássica, sendo muitas delas compostas das mais diversas formas, como por exemplo, casais que não residem juntos, ou formadas apenas pelo filho e um dos genitores, ou casais homossexuais, entre tantas outras configurações. É importante que cada família tenha claro qual o papel que cada um ocupa dentro deste núcleo, entretanto, o pai ao qual mencionarei, pode ser substituído por qualquer outra pessoa que ocupe tal função.

Muitos homens encaram a maternidade com tranquilidade e conseguem lidar muito bem com a relação da mulher com o filho. São capazes de perceber que existe a dependência absoluta de bebê com a mãe, justamente por ela realizar os cuidados que ele necessita na maior parte do tempo. A mãe, por sua vez, justamente por estar envolvida com os cuidados com bebê, passa também a viver por um tempo – principalmente nos primeiros meses de vida dele - uma relação de muito envolvimento, muitas vezes não permitindo a entrada de outras pessoas nessa relação. E pode ser nesse momento que o pai venha ter dificuldades e se ressentir com isso.

As questões do pai, conscientes ou não, podem ter um peso significativo neste momento. É importante ele estar atento ao que está acontecendo com ele em termos de sentimentos e reações, no entanto ele nem sempre é capaz de perceber isso. A relação com o bebê, pode mobilizar questões inconscientes primitivas no homem que talvez não sejam percebidas sem a ajuda de terceiros, pois tais comportamentos podem aparecer de maneira indireta, chegando até confundir as pessoas e a ele mesmo. Irritabilidade, descaso com o bebê, hipersensibilidade, choro fácil, tristeza profunda, entre outros sintomas e comportamentos, podem ser uns dos sinais que denotam essa mobilização.

A relação do casal, após a chegada do bebê, pode sofrer algumas mudanças e nem sempre o homem lida bem com isso. Para alguns, “dividir” a parceira com o bebê, pode ser fruto de incômodo e mesmo tendo a percepção de que se trata de uma criança, talvez não tenha esta percepção consciente disso.

A dinâmica familiar com a chegada do bebê, inevitavelmente sofre algumas alterações, que nem sempre são para pior, mas é importante que os membros da família estejam atentos ao que isso pode provocar.

Buscar ajuda profissional, mesmo que seja com o intuito de orientação, pode ser uma boa alternativa neste momento, contudo, nem sempre é o homem quem consegue perceber o que está se passando consigo. Às vezes é a mulher quem precisa buscar ajuda, para que indiretamente possa sensibilizar o homem ao tratamento, que talvez se faça necessário.

Cynthia Boscovich (www.cuidadomaterno.com.br)

 

 

 

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
06:50
Loterias
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)