Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

04/09/2016 16:00

Cirurgias para reparo de sequelas faciais gravíssimas são cobertas pelo SUS

EPharma Notícias

Uma em cada dez vítimas de traumas de face provenientes de acidentes ficam com graves sequelas estéticas, que muitas vezes tiram estes pacientes do convívio social. O que muitas pessoas não sabem é que o tratamento é 100% coberto pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“É possível reconstituir o rosto do paciente com próteses desenvolvidas a partir de tomografia em 3D”, explica o cirurgião membro do Colégio Brasileiro de Cirurgia Buco-Maxilo-Facial, Manoel de Jesus Rodrigues Mello, que vai abordar o tema “Sequelas Faciais: trauma facial x trauma social – O que fazer?”, durante o VIII Encontro Cearense de Cirurgia e Traumalogia Buco-Maxilo-Facial, em Juazeiro do Norte, nos dias 2 e 3 de setembro.

Segundo ele, vítimas de acidentes graves com fraturas de face passam muito tempo em UTIs se recuperando e quando retornam para a enfermaria estão com os ossos mal consolidados. “Alguns pacientes ficam três meses esperando condições físicas para submeterem-se a esse tipo de cirurgias. O osso calcifica errado e somos obrigados a refraturá-lo e reposicioná-lo da melhor maneira possível”.

Cerca de 800 a 850 cirurgias de trauma de face são realizadas por ano no Instituto Doutor José Frota, referência em trauma de Fortaleza. A maioria das vítimas tem entre 30 a 48 anos de idade e se acidenta de moto. “Muitos destes pacientes deixam de sair na rua, usam bonés para esconder o rosto e não se aceitam socialmente. É importante que todos saibam que é possível fazer este reparo sem custos, pela rede pública. O mais importante é devolver ao cidadão a estima de um convívio social aceitável, do ponto de vista estético e funcional”, finaliza Manoel de Jesus Rodrigues Mello.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)