Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cirurgia pode ser melhor do que tratamento clínico

Agência Notisa - 10 de agosto de 2004 - 14:52

O trauma ocular é uma das principais causas de cegueira em pacientes com menos de 20 anos de idade. Após um trauma, algumas pessoas podem desenvolver catarata, porém são poucos os que têm conhecimento disso. Por isso, Fernando Leal e Márcia Tartarella da Universidade Federal de São Paulo resolveram estudar a catarata pediátrica pós-trauma de 66 pacientes atendidos no serviço de Catarata Congênita de Escola Paulista de Medicina da universidade, no período de agosto de 1988 a dezembro de 2001.

O objetivo do estudo foi, segundo artigo publicado na edição de março/abril de 2004 dos Arquivos Brasileiros de Oftalmologia, analisar a catarata com relação ao tipo de trauma ocorrido, o tempo decorrido entre este e a cirurgia, correlacionando a melhora de acuidade visual com o tratamento realizado. Para tanto, foram coletados os dados relativos à idade, ao gênero, ao olho acometido, a data e tipo do trauma, ao tipo de cirurgia realizada, às complicações pós-operatórias, às acuidades visuais inicial e final e ao tempo de seguimento dos pacientes.

Segundo os pesquisadores, a maior parte dos pacientes era do sexo masculino e foi vítima do trauma em média aos cinco anos e dois meses, tendo sido submetida à cirurgia, no serviço, em média aos doze anos e oito meses. Um pouco mais da metade dos pacientes não foi submetida a qualquer tipo de cirurgia. Dos que foram, cerca de 35% tiveram algum tipo de complicação pós-operatória.

Fernando e Márcia constataram também que “o tratamento da catarata após o trauma em crianças apresentou resultados visuais satisfatórios, principalmente para os olhos submetidos ao tratamento cirúrgico quando comparados com os olhos submetidos ao tratamento clínico no serviço”. Por isso, eles ressaltam a importância do desenvolvimento de técnicas microcirúrgicas, que permitem evoluções maiores no tratamento de crianças com catarata pós-trauma.


Agência Notisa (jornalismo científico - scientific journalism)

SIGA-NOS NO Google News