Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 16 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cirino ganha em Goiânia e Débora Rodrigues é pódio

11 de abril de 2005 - 08:33

O paranaense Wellington Cirino (Mercedes-Benz) venceu a 2ª etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck realizado neste domingo (dia 10) no Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna. Cirino conseguiu colocar sua estratégia de não exigir demais do caminhão e se manter na segunda colocação até a 25ª volta, assumindo a liderança quando o Volkswagen de Renato Martins parou por problemas de alimentação de combustível.

No início da prova o piloto do Paraná até deu a impressão que queria disputar a vitória a qualquer custo quando fechou a primeira volta em primeiro, após a ultrapassagem no pole position Renato Martins na primeira curva do circuito. Mas na segunda volta Martins já era novamente o líder chegando a aumentar a distância para o segundo colocado volta por volta, até parar pela quebra do equipamento. Além de Renato Martins, outros pilotos bem colocados no início da prova foram prejudicados por quebra. Jorge Fleck (Volvo) saiu logo na quarta volta quando ocupava a terceira posição na corrida, a mesma do grid e ainda estava colado nos dois ponteiros. Roberval Andrade (Scania) largou dos boxes depois de ter quebrado a caixa de direção do warm-up. Também não passou da quinta volta. Assim foi também com Beto Napolitano, que vinha bem e poderia ter se mantido na liderança do campeonato – venceu em Caruaru-, não fosse a quebra da bomba injetora, a mesma peça que tirou Leandro Totti (Ford), segundo colocado em Caruaru. O Ford de Djalma Fogaça e o Scania de Fred Marinelli também sofreram com o super aquecimento em Goiânia, além do piloto da casa, José Maria Reis (Ford) que ficou na pista na 20ª volta quando já ocupava a quinta posição com direito ao pódio.

O resultado mais comemorado da prova da Fórmula Truck de Goiânia foi o pódio da Débora Rodrigues (Volkswagen), o primeiro da piloto da Volkswagen e do estreante na categoria, Felipe Giaffone (Scania). Foram respectivamente quarto e quinto colocados. “Goiânia vai ficar no meu coração. Vi a torcida do público nas últimas voltas e senti uma emoção muito grande. Há sete anos que estou esperando por esse pódio”, contou Débora, ainda com as marcas do calor da cabine de seu Volkswagen e das lágrimas que não conseguiu segurar no pódio. Para Felipe Giaffone que chegou a surpreender nos treinos livres, o bom resultado foi devido a uma série de fatores incluindo a quebra de vários concorrentes fortes. “Eu ainda não tinha andado em ritmo de corrida e por isso não sabia o que poderia acontecer com o caminhão depois de várias voltas andando forte. No final estava sem freio e tive que controlar a fumaça para não receber a punição de parar nos boxes. Não tenho expectativa alguma para esse ano. Já estou muito feliz de estar correndo este ano”, contou o piloto que correu quatro anos na Fórmula Indy.

Perguntado sobre o que tinha achado da performance de Débora Rodrigues, já que ele competiu com outra mulher na Fórmula Indy, a piloto norte-americana Sarah Fisher, Felipe elogiou com bom humor – “É difícil ver mulher fazer o que a Débora fez hoje. Se não fosse os batões na pintura do caminhão da Débora, eu não acreditaria que era ela que estava na minha frente”.

A classificação do campeonato agora traz Wellington Cirino na liderança com 38 pontos, seguido de Vig Fízio com 31 e Beto Napolitano com 25. A próxima etapa está marcada para dia 15 de maio em São Paulo. A melhor volta da prova foi do paulista Jonatas Borlenghi (Volkswagen), 1min52s609, com a média horária de 122.601 km/h.

Classificação da prova de Goiânia: 1) Wellington Cirino, PR (Mercedes-Benz), 2) Vig Fízio, SP (Mercedes-Benz), 3) Geraldo Piquet, DF (Mercedes-Benz), 4) Débora Rodrigues, SP (Volkswagen), 5) Felipe Giaffone, SP (Scania), 6) Beto Monteiro, PE (Ford), 7) Pedro Muffato, PR (Scania), 8) João Maistro, PR (Scania), 9) Fabiano Brito, PR (Volvo), 10) Herberto Heinen, RS (Volvo), 11) Renato Martins, SP (Volkswagen), 12) Djalma Fogaça, SP (Ford), 13) Eduardo Macarrão Fráguas, SP (Ford), Não completaram: José Maria Reis, GO (Ford), Daniel Giafratti, SP (Ford), Diumar Bueno, PR (Volvo), Beto Napolitano, SP (Volkswagen), Jonatas Borlenghi, SP (Volkswagen), Roberval Andrade, SP (Scania), Jorge Fleck, RS (Volvo), Fred Marinelli, SP (Scania) e Fabiano Sperafico, PR (Iveco).



CLASSIFICAÇÃO ATUAL DA F-TRUCK APÓS DUAS ETAPAS: 1) Wellington Cirino (Mercedes-Benz) 38 pontos, 2) Vig Fízio (Mercedes-Benz) 31 pts, 3) Beto Napolitano (Volkswagen) 25 pontos, 4) Leandro Totti, PR (Ford) 18 pts, 5) Débora Rodrigues (Volkswagen) e Renato Martins (Volkswagen) 16 pts, 7) Jonatas Borlenghi ( Volkswagen) e Geraldo Piquet (Mercedes-Benz), 9) Beto Monteiro (Ford) 9 pts, 10) Felipe Giaffone 8 pts, 11) Fabiano Brito (Volvo) e Pedro Muffato (Scania) 6 pts, 13) José Cangueiro (Mercedes-Benz) 4 pts, 14) João Maistro (Scania) 3 pts, 15) Eduardo Macarrão Fráguas (Ford) 2 pts e Jorge Fleck (Volvo e Herberto Heinen (Volvo) 1 ponto.

CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO DE MARCAS: 1) Mercedes-Benz 83 pontos, 2) Ford 45 pontos, 3) Ford 23 pontos, 4) Scania 15 pontos, 5) Volvo 7 pontos.



Patrocinadores oficias da Fórmula Truck: Petrobras, Bridgestone Firestone e Vipal



Informações sempre atualizadas da Fórmula Truck, no site www.formulatruck.com.






Dinho Leme

[email protected]

SIGA-NOS NO Google News