Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Circuito de 5km em São Paulo atrai competidores

GE.net - 08 de julho de 2010 - 09:13

Destaque da sexta etapa do Circuito de Brasileiro de Corridas de Rua, a disputa dos 5 km abre um espaço inédito para os atletas amadores nas ruas de São Paulo, cidade brasileira que concentra o maior número de grupos de corrida.

Para quem vai competir pela primeira vez, os declives do percurso serão um desafio à parte. Marcada para o dia 18 de julho, a prova terá ainda os tradicionais 10 km e uma largada distinta para os amadores, às 8 horas (horário de Brasília) - a elite corre antes, às 7 horas - na Praça Charles Miller, em frente ao Estádio do Pacaembu.

São cerca de 270 assessorias esportivas espalhadas pela capital paulista, de acordo com Nelson Evêncio, presidente da Associação de Treinadores de Corrida de Rua de São Paulo (ATC).

"No mundo inteiro não existe uma cidade que tenha tantos grupos de corrida como em São Paulo. Neste formato de grupos uniformizados, que se encontram pra treinar juntos e bater papo, não existe! A prova de 5km é a porta de entrada para os iniciantes ingressarem ao mundo da corrida. Quanto mais provas de 5km, mais gente nova aparece para o mercado", afirma Nelson.

Para Márcio Capuano, técnico do GPA Club, do Pão de Açúcar, os 5 km são ideais para atletas que estão na fase de transição da caminhada para as corridas. "Nós vamos levar para a prova atletas que vão começar a correr agora para eles se acostumarem aos poucos com distâncias mais longas", aponta Márcio.

Sivaldo Santos Viana, atual vice-líder do ranking brasileiro de corredores de rua, com 106 pontos, considera a etapa de São Paulo especial. "Sinto essa prova como minha estreia oficial no Circuito, em 2009. Foi quando comecei a me familiarizar com a organização do circuito e ver chances reais de ficar entre os primeiros atletas do país", lembra o atleta, que treina em São Paulo e se identifica com o percurso cheio de altos e baixos da capital paulista.

O fundista já confirmou presença na disputa do próximo dia 18 e dá sua dica para os atletas que vão estrear este ano, nos 5 km. "Quando você corre os 10 km, precisa se controlar e não forçar muito na primeira metade da prova, para chegar bem ao final. Já os 5 km, uma prova mais curta, de explosão, não precisa se segurar tanto. Mas, justamente por essa facilidade, alguns atletas se empolgam e dão uma arrancada muito forte na largada, cansando logo", alerta Sivaldo, acrescentando que o principal, para os iniciantes, é buscar orientação profissional e fazer os exames médicos apropriados.

Inscrições para etapa de São Paulo terminam neste domingo

Em sua sétima edição na capital paulista, o Circuito Brasileiro está com inscrições abertas até este domingo, 11 de julho. Para garantir vaga, os atletas devem acessar o site www.circuitocaixa.com.br ou procurar um dos postos de inscrição (veja endereços abaixo). A taxa é de R$ 55,00, com desconto de 50% para maiores de 60 anos.

Postos de Inscrição
Lojas Centauro
- Bourbon Shopping Pompéia - R. Turiassu, 2.100
- Shopping Eldorado - Av. Rebouças, 3.970
- Shopping Ibirapuera - Av. Ibirapuera, 3.103
- Shopping Center Norte - Travessa Casalbuono, 120
- Morumbi Shopping - Av. Roque Petroni, 1.089

SIGA-NOS NO Google News