Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cinetose: Enjôo durante movimento pode ser indício

Agência do Rádio - 06 de setembro de 2006 - 08:05

Você costuma sentir náuseas e enjôos em carro, avião e até em elevador? Se a resposta for sim, você pode estar sofrendo de cinetose. Também conhecida como doença do movimento, ela é provocada por uma disfunção no labirinto, que é a estrutura responsável pela audição e pelo equilíbrio. Ela pode causar também suor intenso, palidez, vômitos e muito mal-estar A cinetose é mais comum em crianças e, nessa faixa etária, pode acontecer apenas por imaturidade do reflexo vestíbulo-ocular ou associada a outras doenças. O otorrinolaringologista Márcio Nakanishi explica que o problema não tem relação com pré-disposição genética.

"A genética não tem relação. Pode ser que algumas pessoas tenham uma predisposição, ou seja, que elas sejam mais sensíveis à movimentação e o labirinto delas não esteja muito bem adequado frente a essa alteração de movimento."

Para os enjôos, existem medicamentos que melhoram o problema, mas não tratam a doença. Eles apresentam contra-indicações, efeitos colaterais e devem ser prescritos por um médico. Já a solução para a cinetose é a reabilitação labiríntica.

De Brasília, Eline Santos

SIGA-NOS NO Google News