Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

21/01/2014 09:32

Cinco tendências do setor de franquias em 2014

Por Diego Simioni

O ano de 2014 começa com poucas perspectivas de crescimento e grandes eventos. Há quem diga que passará tão rápido que quando mal esperarmos, estaremos desejando feliz 2015! Verdade ou não, a questão é que 2014 reserva algumas boas oportunidades para o setor de franquias e, ficar esperando o ano acabar é pura perda de tempo. Então, mãos à obra e fique atento às cinco principais tendências deste setor:

Nordeste e interior, é pra lá que eu vou: O movimento de interiorização das franquias e a força do Nordeste como foco da expansão das redes deve continuar. Além de aumento de demanda nessas regiões, fatores como saturação dos pontos comerciais e alto preço dos aluguéis, principalmente nas capitas da região Sudeste contribuem para esse movimento.

Copa do mundo: O governo federal realizou altos investimentos em obras de estádios e infraestrutura. Apesar disso, a economia não reagiu conforme o esperado. De qualquer forma, franquias como escolas de idioma e outros segmentos relacionados com o turismo ou que trazem a bandeira de produtos brasileiros, podem se sair bem. Se você pensa em comprar uma franquia que pode se beneficiar com o aquecimento propiciado pelo turismo, é uma boa hora de tirar o projeto do papel.

Pontos comerciais: Inaugurações de shopping centers continuarão fortes em 2014. Segundo a ABRASCE (Associação Brasileira de Shoppings Centers) está prevista a inauguração de 41 novas unidades. Esses empreendimentos representam um considerável incremento de aproximadamente 10% de área bruta locável. O aumento da oferta é importante para os investidores expandirem suas lojas mas sobretudo, para que os valores dos aluguéis não continuem subindo.

Ascensão das classes C, D e E: O consumo das classes mais baixas deve continuar expandindo em 2014 porém, provavelmente, não no ritmo que vinha acontecendo. Principalmente porque o endividamento das famílias apurado pelo Banco Central bateu recorde em 2013 e superou o patamar de 45% da renda comprometido com dívidas. Como base de comparação, no início de 2008, esse valor era de 30%. De toda forma, segmentos como moda e beleza tendem a se beneficiar com a maior afluência das classes emergentes, pois além de cobrir as necessidades básicas, começa a sobrar dinheiro para itens não essenciais.

Saúde é o que interessa: Obesidade, antes um fenômeno majoritário de economias desenvolvidas como os EUA, agora já faz parte da realidade brasileira. De acordo com o Ministério da Saúde, mais da metade da população brasileira tem excesso de peso. Apesar da popularidade dos produtos e hábitos saudáveis, ainda há espaço para crescimento. O desafio para operações como de alimentação saudável, academia e beleza é engajar o consumidor para que ele se torne fiel ao estabelecimento.

Enfim, 2014 reserva boas oportunidades. Basta ficar atento para aproveitar todas elas e fazer deste, um ano de muito sucesso e principalmente, de lucros.
Diego Simioni é administrador de empresas e sócio-fundador da GOAKIRA, consultoria empresarial especializada em franquias.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)