Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 19 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mundo Fitness: cinco passos para retornar aos treinos sem riscos de lesões

Mundo Fitness

Gazeta Esportiva - 18 de abril de 2023 - 11:00

Mundo Fitness: cinco passos para retornar aos treinos sem riscos de lesões

Quem nunca se deu férias das atividades físicas? Após uma pausa, o funcionamento do corpo, naturalmente, muda. Independente da intensidade dos treinos, é preciso entender que haverá um novo período de adaptação para alcançar os resultados anteriores. Se não o respeitar corretamente, lesões poderão ocorrer e prolongar o tempo parado. Por isso, antes de recomeçar, é preciso seguir algumas regras e cuidados importantes.

Diego Leite de Barros, fisiologista do Esporte do HCor – Hospital do Coração, lista cinco dicas fundamentais para retornar de forma segura. “Antes de qualquer coisa, não adianta querer recuperar o tempo perdido o mais rápido possível. A maioria das pessoas faz isso e os prejuízos são grandes”, alerta. Confira algumas dicas e bom treino!

Visite um médico

Independente do objetivo, antes de começar ou recomeçar, o primeiro passo é fazer um check-up preventivo. Com uma avaliação médica é possível saber qual o nível de condicionamento físico e, a partir dessa informação, procurar a atividade mais adequada. “O acompanhamento de um especialista no esporte é recomendado para orientar quanto à intensidade, descanso e alimentação para garantir a segurança”, indica.

Alongue-se

O alongamento é fundamental para evitar lesões e maximiza o desempenho. “Após longos períodos de inatividade, os músculos ficam retraídos. Alongar-se de 10 a 15 minutos antes e depois do treino é uma ótima maneira de soltar a musculatura”, reforça Barros.

Vá com calma

Restabelecer os exercícios gradativamente evita lesões de vários tipos. A recomendação, segundo o fisiologista do HCor, é diminuir o peso, fazer exercícios mais curtos ou correr uma distância menor. “Independe do tempo em que ficou parado, seja uma semana ou um mês, a melhor estratégia é treinar de forma gradual. Desta forma, os resultados são melhores e mais eficazes”, orienta.

Cuide da dieta

A ingestão adequada de calorias é fundamental para reparar e dar combustível aos músculos. Se exercitar sem comer ou não se alimentar direito são os principais fatores que atrapalham na hora de ver os resultados. “Fazer um planejamento nutricional é importante para que garantir um desempenho ainda melhor nos treinos. Determinados alimentos são capazes de acelerar o processo de recuperação do metabolismo”, indica.

Descanse

Tão importante quanto um bom treino é o período de descanso, dimensionando um tempo a ser respeitado para que um novo treino possa ser iniciado. Os benefícios do treino não ocorrem durante sua realização, mas, sim, ao seu término. “O nosso corpo se adapta aos estímulos do treinamento durante o período de recuperação. Se os músculos estiverem parcialmente recuperados do treinamento anterior, em vez de benefícios e evolução, haverá danos e regressão”, diz o fisiologista.

SIGA-NOS NO Google News