Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Segunda, 18 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cinco passadas: um guia para começar na corrida

Ativo.com - 22 de setembro de 2018 - 14:00

Quer começar a correr? Que ótimo! Esse esporte tem uma lista enorme de benefícios comprovados pela ciência, e certamente irá melhorar bastante sua qualidade de vida. Antes de sair correndo pelas ruas, entretanto, é importante se preocupar com alguns detalhes: quais equipamentos eu preciso? Como definir as metas? Minha alimentação precisa mudar? Em que momento estrear nas provas?

Para responder essas perguntas, o Ativo.com apresenta a série Cinco Passadas: como começar na corrida. As reportagens explicarão ao iniciante neste universo tudo o que é preciso, e o que não é, para praticar um dos esportes mais populares do mundo e ter sua vida transformada por ele. Neste primeiro passo, um tema que sucinta muitas dúvidas: os equipamentos básicos.

Tudo se inicia nos pés
Ao entrar em uma loja de calçados, o número de opções na área de corrida pode surpreender os novatos. Cores vibrantes, designs chamativos, alguns preços exorbitantes. Mas ainda não é hora de se ater a essas características. Seu primeiro tênis de corrida precisa ser confortável e oferecer a seus pés a chance de respirar durante o exercício.

“Um tênis confortável, ventilado e flexível já é um bom tênis para começar na corrida, independente da marca. Com o passar do tempo você vai ter que procurar variações para não desgastar muito o calçado, além de fazer uma avaliação ortopédica”, instrui o treinador Jorge Rodrigues.

É bom atentar que um tênis indicado para a corrida de rua não é igual ao de esportes realizados em quadra ou para o uso na academia. Estes, geralmente, possuem reforços no tecido para aumentar a durabilidade por causa do constante atrito do cabedal e acabam atrapalhando a ventilação dos pés para a corrida.

Para evitar as lesões no começo da sua “carreira”, o treinador recomenda que seja feito também um teste da pisada com um ortopedista especializado no esporte. Cada pé entra em contato com o chão de uma maneira, pisando com o pé voltado para dentro (pronada), para fora (supinada) ou alinhado de maneira neutra.

Há tênis desenhados especificamente para cada um desses casos, mas se você não conseguir realizar o teste, Rodrigues orienta a compra de um calçado de pisada neutra, já que ele não deve comprometer sua corrida. “Todas as marcas oferecem modelos desse tipo por um preço acessível, próximo a R$ 300”, ele explica.

Para a escolha das meias, é importante fugir do algodão – o tecido acumula muito suor dos pés e pode acabar criando um efeito “lixa”, ajudando na formação de bolhas. O ideal é usar meias de poliéster ou poliamida: “Eles ajudam a dissipar o calor e o suor”.

O resto do look
Preferencialmente regata, a camiseta deve ser curta e leve, assim como os shorts. Em ambas as peças, procure novamente por opções de poliéster e poliamida: por terem maior facilidade em eliminar o suor, não ficarão encharcadas e pesadas ao final das corridas, dando maior conforto ao mesmo tempo em que não atrapalham a performance.

Assim como nos tênis, algumas opções supertecnológicas podem parecer essenciais, mas elas são direcionadas para corredores mais experientes; peças mais básicas servem, por enquanto.

Para os homens, Rodrigues dá uma dica importante: “Por baixo da camisa, cole esparadrapos nos mamilos, pois com o suor e o atrito entre a camisa e o peito, começam a surgir algumas feridas”.

Pronto! Já posso começar?
Para finalmente começar na corrida, é interessante medir suas marcas e a evolução dos treinos. Para isso, muitos corredores utilizam cronômetros e aparelhos de GPS. Dessa maneira, é possível saber qual foi a distância percorrida em determinado tempo de treino. Quem está começando pode utilizar os aplicativos de celular — são várias opções que satisfazem muito bem as necessidades de um iniciante.

“Pegando o gosto e desenvolvendo a velocidade, você pode investir em um aparelho melhor. Tem várias opções boas com preço intermediário no mercado”, sugere Jorge Rodrigues.

SIGA-NOS NO Google News