Cassilândia, Sexta-feira, 20 de Outubro de 2017

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11/05/2017 11:00

Cinco mentiras contadas nas academias e que alguns acreditam

Gazeta Esportiva

 

Quem frequenta academia sabe que por lá circulam inúmeras informações. É preciso saber, entretanto, que nem tudo aquilo que se ouve deve ser armazenado. E dentre tantas inverdades disseminadas, abaixo estão destacados cinco mitos, cinco mentiras desse universo.

1. Obeso não pode fazer musculação sob risco de empedrar a gordura;
Qualquer pessoa pode realizar a musculação, independentemente da composição corporal. Ao contrário do que se propaga entre os leigos, a musculação favorece o aumento da massa muscular e, consequentemente, o maior gasto energético proveniente da gordura nos períodos fora da academia.

2. Musculação faz a mulher ficar igual homem;
Isso só acontece se a mulher fizer uso de esteroides androgênicos anabolizantes e treinar pesado por anos. A musculação não favorece hipertrofia idêntica à verificada em homens, pois as mulheres possuem muito menos testosterona do que os homens, fato este que dificulta a hipertrofia exagerada.

3. Treinar os músculos todos os dias faz crescer mais rápido;
O corpo precisa de períodos de descanso para que haja uma adequada recuperação tecidual e hipertrofia. As pessoas que treinam o mesmo grupo muscular intensamente todos os dias poderá, num curto espaço de tempo, apresentar um quadro de overtraining, ficando doente.

4. Treino aeróbio contínuo engorda;
O que engorda é gastar menos energia ao passo em que se faz uma grande ingestão calórica. A energia excedente será estocada em forma de gordura nos adipócitos.

5. Três séries de 10 repetições hipertrofia e, três de 15 repetições emagrece.
Em parte mentira, pois se sabe que a hipertrofia também ocorre em repetições menores do que 10 e até mesmo maiores do que 15. O que define se irá ocorrer ou não a hipertrofia muscular é a intensidade adequada do esforço associada a uma alimentação correta. O mesmo vale para o emagrecimento, onde o gasto calórico sempre deve ser maior do que a ingestão calórica.

Adilson Reis Filho - Graduado em Educação Física; pós-graduado em Fisiologia do Exercício, em Reabilitação Cardíaca e Grupos Especiais, e em Envelhecimento e Saúde; e mestre em Biociências.

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