Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cigarro perde espaço: Cai o número de fumantes no Brasil

19 de novembro de 2007 - 07:09

Uma boa notícia para a saúde no Brasil. Nos últimos 15 anos, dez milhões de pessoas conseguiram parar de fumar, segundo pesquisa do Ministério da Saúde. Mais fumantes também estão buscando auxílio para abandonar o vício. Os dados são significativos já que o cigarro é a principal causa de morte que se pode evitar. Mesmo com esses avanços, Jorge Sayde, gerente do Instituto Nacional do Câncer, afirma que o momento ainda não é de comemoração. Essa mesma pesquisa aponta, por exemplo, que o consumo de tabaco aumentou entre as mulheres.


"Outros dados apontam que, por exemplo, a população feminina vem aumentando a utilização. Isso nos preocupa. Você percebe que principalmente em países desenvolvidos o número de mulheres é baixo relativamente comparado a países em desenvolvimento como o nosso. Enquanto nesses países 7% da população feminina utiliza o tabaco, países como nosso 24% das mulheres vêm tendo o comportamento de fumar."

Os especialistas alertam que a grande dificuldade para abandonar o cigarro é a forte ansiedade causada pela abstinência. Esse desconforto dura cerca de três semanas, período que o corpo necessita para se readaptar à ausência da nicotina. Caso o fumante queira ajuda nesse processo, ele pode procurar um centro de saúde do SUS ou ligar para o Disque Saúde, no 0800 61 1997.

De Brasília, Marcelo Brito



SIGA-NOS NO Google News