Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cigarro eletrônico serve como porta de entrada para o tabaco

Portal APCD - 03 de setembro de 2015 - 12:00

Um novo estudo mostra que, entre os jovens, o cigarro eletrônico pode servir como porta de entrada para o vício do tabaco. “Os adolescentes podem estar especialmente suscetíveis a desenvolver o vício em nicotina após a exposição ao cigarro eletrônico porque seus cérebros ainda estão se desenvolvendo e são parcialmente sensíveis à substância”, escreveu disse Nancy Rigotti, da Escola Médica Harvard.

Para os testes, os pesquisadores acompanharam 2.530 estudantes de dez escolas públicas em Los Angeles e perguntaram aos adolescentes sobre seus hábitos de fumo e “vaping”. Os resultados apontam que os entrevistados que disseram fazer uso do cigarro eletrônico eram mais propensos a usar produtos de tabaco no ano seguinte.

Os pesquisadores não puderam concluir que o uso de cigarro eletrônico leva ao uso de outros produtos de tabaco, outros estudos são necessários para determinar essa ligação causal. Entretanto, eles afirmam ser pouco provável que o número de adolescentes que use tanto os cigarros eletrônicos e outros produtos de tabaco possam ser atribuídos inteiramente aos que já fumavam e testaram os cigarros eletrônicos depois.

“Esses resultados levantam a possibilidade que a iniciação ao uso do cigarro eletrônico e do tabaco seja bidirecional na adolescência”, escrevem os autores do estudo.

Alguns apontam os cigarros eletrônicos como uma alternativa mais saudável em relação ao tabaco, porém, os dois produtos possuem nicotina, que causa o vício. Além disso, algumas pesquisas apontam para o perigo dos sabores do cigarro eletrônico e que esses dispositivos podem, também, produzir substâncias derivadas com o aquecimento.

E essa imagem de que o cigarro eletrônico é menos danoso à saúde pode acabar atraindo a atenção dos adolescentes, assim como os diferentes sabores e o fácil acesso, já que ele ainda não é regulado.

SIGA-NOS NO Google News